Notícias

Vitória promove Encontro Anual de Pessoas vivendo com HIV/AIDS

Publicada em 21/09/2023, às 18h00 | Atualizada em 22/09/2023, às 15h02

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Danilo Ascaciba


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Evento IST Aids

O XII Encontro Anual de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, promovido pela Saúde de Vitória, ocorre neste final de semana, no hotel Eco da Floresta, em Pedra Azul. O encontro, que será neste sábado (23) e domingo (24), abordará temas como saúde mental pós pandemia, tuberculose e coinfecção com HIV.

Essa é a décima segunda edição do encontroque propõe discutir políticas de saúde, qualidade de vida e o melhor atendimento a saúde das pessoas que vivem HIV/AIDS.

No primeiro dia do evento, os temas abordados terão como foco a saúde dos munícipes, como metodologias de prevenção, saúde mental e tuberculose.  Já no segundo dia, está previsto um debate sobre a história do HIV/Aids no Brasil, abordando a importância do movimento social das pessoas que vivem com o vírus.

Cyntia Gomes, enfermeira e referência técnica em Infecções Sexualmente Transmissíveis de Vitória, fala sobre a significância de estar trabalhando em um evento assim. "É muito bom participar, como profissional de saúde e referência técnica da área, de um seminário tão importante, em que o aprendizado é de ambos os lados". Ela acrescenta também sobre a importância da participação dos munícipes de Vitória no evento. "Nós promovemos um momento de discussão único, entre saúde e movimento social , onde todos saem ganhando".

Entre os convidados do XII Encontro Anual de Pessoas Convivendo com HIV/AIDS estão: a secretária e subsecretária Municipal de Saúde de Vitória, Conselho Municipal de Saúde de Vitória, representantes das Gerências de Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde, da Coordenação da Atenção Especializada, da referência Técnica da Política Municipal de IST/Aids, diretora do Centro de Referência e demais profissionais que atuam na área.

Na capital é possível encontrar apoio e tratamento no Centro de Referências a IST/AIDS, localizado na rua Cais de São Francisco, 54, Centro, Parque Moscoso. O Centro de Referências atende cerca de 2.200 com consultas médicas, exames, orientações e medicamentos.

Vivendo com HIV

Segundo pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil cerca de 1 milhão de pessoas afirmam ter diagnóstico médico de IST, esse número é equivalente a 0,6% da população com 18 anos ou mais. No Espírito Santo, entre janeiro e novembro de 2022, cerca de 1.114 casos foram diagnosticados e 20.145 pessoas convivem com HIV/AIDS, segundo o Governo do Estado.

Em Vitória, 3.300 pessoas vivem com HIV/AIDS segundo o Boletim Epidemiológico Estadual publicado em 2021. No ano seguinte 104 novos casos foram diagnosticados tendo em sua maioria homens entre 20 a 39 anos.


Voltar ao topo da página