Vitória reafirmou sua liderança em transparência pública ao conquistar, mais uma vez, o 1º lugar no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública (ITGP), divulgado na manhã desta terça-feira (7), durante evento realizado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES).
A capital capixaba obteve nota máxima - 100 pontos - tanto na avaliação geral quanto no índice específico da área da saúde, consolidando-se como referência estadual em transparência e governança pública.
O levantamento é promovido pela Transparência Capixaba, em parceria com o Movimento ES em Ação e com apoio técnico da Transparência Internacional Brasil. O estudo avaliou o desempenho dos 78 municípios do Espírito Santo, levando em conta critérios como transparência ativa, gestão fiscal, licitações e contratos, obras públicas, integridade, comunicação e participação social.
A diretora-executiva da Transparência Capixaba, Ádila Damiani, destacou que Vitória alcançou 100 pontos em todas as dimensões no quesito Saúde, com destaque para a oferta de informações sobre consultas e exames.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES), Domingos Taufner comemorou os resultados. "São ótimas notícias para os municípios. Avançamos a cada ano e nesse processo a controladoria interna é muito importante, já que atua em auditoria em vários âmbitos no município. A controladoria tem visão ampla na prevenção de problemas".
A capital tem se destacado nacionalmente por seus avanços na área de transparência. Em 2024 Vitória ficou em 1º lugar em Transparência Pública entre as capitais do país.
Com a nota máxima conquistada em 2025, Vitória consolida sua posição de destaque, mostrando que a transparência é um pilar essencial de sua administração e um compromisso contínuo com o cidadão capixaba.