Notícias

Vitória+Humana: famílias atendidas com agilidade na resolução de conflitos

Publicada em 01/06/2023, às 15h00 | Atualizada em 01/06/2023, às 15h01

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Igualdade de gênero
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Elizabeth Nader
Programa Vitoria Acolhe na Casa do Cidadão
Atendimento para mediação de conflitos familiares. (ampliar)

Um serviço de mediação de conflitos familiares, que busca o consenso entre as partes, no menor tempo possível. Esse é o Vitória + Humana, que, por meio de técnicas baseadas no diálogo, tem obtido sucesso em mais de 80% dos casos atendidos sobre divórcio, pensão alimentícia e guarda ou visita dos filhos.

As famílias que procurarem o serviço, na primeira quinzena do mês de junho, poderão obter a homologação do acordo - que marca o encerramento do processo - já no próximo mutirão, que será realizado no dia 24 de junho (sábado), das 8h às 11h, na Casa do Cidadão.

Para agilizar a conclusão dos processos, o Vitória + Humana, ligado à Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), realiza quatro mutirões de homologação por ano, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo e a Rede Doctum de Ensino. A ação do dia 24 será a segunda deste ano, e estão previstos outros mutirões nos meses de agosto e novembro.

"O Vitória + Humana possibilita o acesso à justiça de forma gratuita, rápida e cidadã. O objetivo da mediação é restabelecer o diálogo entre as partes, de maneira que possam chegar a um acordo que atenda às necessidades de todos os envolvidos", diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.

"Sempre enfatizamos que ninguém melhor do que o próprio casal para definir os termos do acordo, buscando um equilíbrio, por meio do diálogo, sem depender de decisões de terceiros", explica a gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia.

Elizabeth Nader
Programa Vitoria Acolhe na Casa do Cidadão
Atendimento para mediação de conflitos familiares. (ampliar)

Casos homologados

Devido à pandemia da Covid-19, não houve mutirões de 2019 a 2022 e os processos foram finalizados na Justiça comum, por meio da Doctum. Vitória foi o primeiro município do Estado a retomar os mutirões. No primeiro deles, realizado no dia 1º de abril de 2023, foram homologados 61 processos em apenas uma manhã.

Vitória + Humana

Quem pode acessar ou solicitar o serviço?
- Moradores de Vitória;
- Com renda de até 3 salários mínimos.

Documentos necessários para acessar ou solicitar o serviço?
- Identidade e CPF;
- Comprovante de residência (conta água, luz ou telefone);
- Comprovante de renda/Carteira de Trabalho.

Onde fica?
Na Casa do Cidadão - Av. Maruípe, nº 2544, em Itararé.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Atendimento presencial, por ordem de chegada. Senhas preferenciais para idosos, pessoas com deficiência, lactantes e gestantes.

Mutirão dia 24 de junho, das 8h às 11h
Na Casa do Cidadão - Av. Maruípe, nº 2544, em Itararé.


Voltar ao topo da página