Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória lança programa de transformação digital e anuncia 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito

Publicada em

Por Julia de Almeida (jalimaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura

Marcos Salles
Lançamento do programa Vitória + Digital
Lançamento do programa Vitória + Digital.

A prefeita de Vitória, Cris Samorini, lançou, nesta quinta-feira (25), o Programa Vitória +Digital, iniciativa que marca um novo avanço na modernização dos serviços públicos e na ampliação do acesso à internet na capital. Um dos principais destaques do programa é a implantação de 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito em todas as regiões da cidade, sendo 100 ainda este ano.

Com a expansão, que prevê a implantação de mais 150 km de rede de fibra ótica, a gestão municipal amplia a cobertura de conectividade em áreas estratégicas, como orlas, polos de atividade econômica e espaços de lazer, facilitando o acesso da população à internet no dia a dia. Atualmente, são 250 antenas instaladas em toda a cidade.

A medida contribui diretamente para a inclusão digital, além de possibilitar que mais cidadãos utilizem serviços públicos digitais de forma prática e acessível.

Durante o evento de lançamento, realizado no auditório do Palácio Municipal, a prefeita destacou a importância da iniciativa para o futuro da cidade. "Esse programa ajuda a reduzir desigualdades e facilitar acesso aos nossos serviços digitais. Colocaremos 1,2 mil novas câmeras de monitoramento da Guarda e novos equipamentos com inteligência artificial. Também ampliaremos o controle semafórico e fortaleceremos o nosso Centro de Inovação. São mecanismos para transformar a vida dos moradores e de todos que passam por aqui. A centralidade no cidadãos e a inovação orientada no interesse público estão entre os princípios desse programa. Estamos estruturando o que tem dado certo nas políticas públicas já estabelecidas", destacou Cris.

Crescimento

A rede gratuita de Wi-Fi Vitória Online, nesses últimos meses, registra uma média de 20.000 pessoas conectadas por dia. Ao longo do mês, são 150.000 pessoas distintas conectadas.

Programa

O programa está estruturado em cinco eixos estratégicos: Processos e Governança; Serviços Públicos Inteligentes; Infraestrutura e Ativos Digitais; Inclusão e Letramento Digital; e Inovação e Desenvolvimento do Ecossistema Tecnológico.

Além da ampliação da conectividade, a iniciativa prevê a simplificação de processos administrativos, o fortalecimento da infraestrutura tecnológica e ações voltadas à capacitação digital de servidores e cidadãos.

O secretário municipal da Fazenda, Regis Mattos, destacou que o objetivo do programa também é tornar Vitória a cidade mais digital do País, lembrando que a capital já é a mais inteligente a nível nacional, conforme o Connected Smart Cities.

"Com o Vitória +Digital, a Prefeitura reforça o compromisso com a inovação e com a construção de uma cidade mais conectada, inclusiva e preparada para os desafios do futuro. Além da inclusão digital, o programa visa atrair empresas que apresentam soluções em tecnologia", disse o secretário.

Central Semafórica

Com a implementação do programa, Vitória passará a contar com 137 interseções em tempo real, o que representa aproximadamente 52% de todo o parque semafórico da cidade equipado com essa tecnologia. Esse salto em cobertura consolidará Vitória como uma das cidades mais inteligentes do Brasil em termos de gestão de mobilidade urbana, reforçando a segurança, a fluidez do trânsito e a capacidade de resposta às ocorrências em tempo real.