Notícias

Vitória Inteligente: R$ 12 milhões em soluções inovadoras para a cidade

Publicada em 22/10/2019, às 10h02 | Atualizada em 22/10/2019, às 17h41

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Lívia Albernaz, Giovana Rebuli e Renata Moreira


Arquivo Seges
Baía de Vitória e Terceira Ponte
Investimentos do Finisa acontecem diretamente na saúde, na educação, no trânsito e na infraestrutura da cidade

O setor de tecnologia da capital é uma das áreas que mais recebem investimentos. São R$ 12 milhões em recursos para fortalecer Vitória como uma cidade inteligente. 

A atuação da administração municipal já possibilitou a ampliação de 208 rádios de wi-fi na cidade para 1.290.

Além disso, soluções de tecnologia vão permitir a virtualização de trabalhos pedagógicos nas escolas, com utilização de smartphones e tablets em sala de aula, bem como a ampliação da infraestrutura da rede de dados municipal, com a aquisição de 240 novos switchs de borda para ampliar as redes semafórica, de câmeras de videomonitoramento e de computadores.

"A Prefeitura realiza investimentos maciços em infraestrutura e tecnologia de informação e comunicação porque nós acreditamos que uma cidade mais inteligente proporciona qualidade de vida e justiça social aos seus cidadãos. Essa política traz resultados diretos para a população", opinou o subsecretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Alberto Frederico Salume Costa.

Gestão

"A Subsecretaria de Tecnologia da Informação tem trabalhado na compra de equipamentos e criando sistemas que facilitem a vida das pessoas na cidade. Nosso objetivo é tornar a cidade mais moderna, criando um ambiente de inovação", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos.

Saúde

A secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, ressalta que o uso de tecnologias busca humanizar o sistema da rede municipal de saúde, valorizando as pessoas com suas demandas e suas potencialidades.

"Nossa rede de saúde é toda informatizada e integrada. Ferramentas como a Rede Bem-estar, o Agendamento Online, o Confirma Vitória, o Minha Especialidade e as avaliações dos serviços, por meio de notas pelo SMS, são importantes ferramentas que aproximam os usuários dos nossos serviços, para que possamos conhecer melhor suas demandas e assim potencializar e qualificar o acesso dos usuários ao serviço", declara Cátia.

Educação

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, aprova a virtualização de trabalhos pedagógicos nas escolas.

"Nos tempos atuais, com a juventude antenada que temos nas escolas, priorizamos a inovação tecnológica e as diferentes mídias como ferramenta propulsora das relações de aprendizagem, ressignificando o espaço escolar. Ganham os educadores ao imprimir processos inteligentes e ganham os estudantes na medida em que reconhecem a escola como ambiente inovador e conectado", disse.

Finisa

Os recursos são do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.


Voltar ao topo da página