Notícias

Vitória ganha Centro Municipal Meliponicultura no Parque Barão de Monjardim

Publicada em 09/06/2024, às 15h10 | Atualizada em 09/06/2024, às 15h10

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Gislaine de Assis Santos

Com a colaboração de Deyvison Longui


Gabriel Werneck
Vitória ganha Centro Municipal Meliponicultura no Parque Barão de Monjardim
Jansen Lube
Vitória ganha Centro Municipal Meliponicultura no Parque Barão de Monjardim

A capital capixaba agora faz parte do segmento apícula estadual e brasileiro. Foi inaugurado no Parque Urbano Barão de Monjardim, localizado no bairro Santa Cecília, na manhã deste domingo (09), o primeiro Centro Municipal de Meliponicultura - Projeto Ilha do Mel, com a criação racional de abelhas sem-ferrão.

O projeto "Ilha do Mel" faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e a Associação de Meliponicultores do Estado do Espírito Santo (AME-ES), fundada em 2016 e busca ser um instrumento de proteção das abelhas nativas, de formação dos meliponicultores e de apoio aos movimentos socioambientais.

"Esse local já passou por muitas dificuldades. Já foi um parque abandonado, já foi uma área que sofreu com alagamentos e hoje é um local de contemplação da cidade. Quando trouxemos a Associação de Meliponicultores nessa parceria, neste convênio, mostramos que a cidade dialoga e interage com as pessoas. Vitória hoje é a primeira cidade em gestão pública. Com isso, podemos avaliar transparência, gasto público, produção do poder legislativo, transparência fiscal e, principalmente, o retorno de políticas públicas para a população. Vitória hoje é um farol para o Brasil", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A parceria, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, visa a capacitação da população em geral no manejo das abelhas sem-ferrão para a produção do mel e de outros subprodutos, muito valorizados no mercado, principalmente na gastronomia, oferecendo para muitas famílias oportunidades de geração de renda que certamente ajudarão no orçamento familiar.

"No segmento apícola brasileiro, em especial a meliponicultura, é capaz de gerar produtos e riquezas, além de promover o aumento da atividade apícola, ao mesmo passo que mantém a biodiversidade nacional. Isso ocorre devido à capacidade que as abelhas nativas têm de polinização, que permite o aumento da disponibilidade de frutos e sementes e a manutenção de ecossistemas", ressaltou o secretário.

Ainda segundo o secretário, a meliponicultura apresenta importância econômica, ambiental e social dentro de diversos nichos e regiões onde ocorrem as abelhas, pois não necessitam de cuidados intensivos e nem investimento elevado na construção de um meliponário. "A atividade, inclusive, pode ser desenvolvida por meliponicultores de todas as idades, como crianças e idosos", enfatizou.

"Contamos com mais de 240 associados e estamos juntos em prol do meio ambiente. O principal foco da associação é a conservação de abelhas nativas e a educação ambiental. Temos desenvolvido um plano de ação bem desenhado, mas ainda estamos estruturando como isso vai funcionar na questão de agendamentos. As ações serão divulgadas em breve para a comunidade. Esperamos, com esse primeiro Centro Capixaba de Meliponicultura, alcançar esses objetivos", disse Camila, associada da AME.

Jansen Lube
Vitória ganha Centro Municipal Meliponicultura no Parque Barão de Monjardim
Jansen Lube
Vitória ganha Centro Municipal Meliponicultura no Parque Barão de Monjardim
Área destinada à Meliponicultura

A área do Parque Barão de Monjardim, a ser utilizada pela AME-ES em conjunto com a Gerência de Educação Ambiental, se tornará um espaço destinado às atividades de conscientização e de educação ambiental, junto à comunidade local e para escolas, e buscará fomentar a preservação da biodiversidade, o papel crucial das abelhas nativas na natureza, as vivências práticas sobre o manejo e criação de abelhas nativas.

O que é meliponicultura

Meliponicultura é a criação racional de abelhas sem-ferrão, diferentemente da apicultura, que se refere à criação de abelhas da espécie Apis mellifera (abelha-europeia, abelha africanizada). Na meliponicultura, as colméias podem ser organizadas em meliponários, locais com condições adequadas de temperatura, orientação solar, umidade, oferta de alimento (flores e resinas).

Entrega do Parque Kids

Ainda no Parque Barão de Monjardim, também foi inaugurado mais um Parque Kids. O ambiente vem sendo implementado em toda cidade e conta com brinquedos modernos, acessíveis, seguros e duráveis. O novo espaço proporciona maior integração, com a criação de laços de amizade e memórias para as famílias e crianças.

Pablo frequentou o parque quando era criança. Suas memórias infantis se passavam em parte no Parque Barão de Monjardim. Hoje, pai de família, ele teve a honra de levar seus dois filhos, Ravi e Levi, na inauguração do parque kids. "Eu brincava muito nesse espaço quando era criança. Aqui antes era um campo de futebol que com o tempo foi se degradando e sofrendo mudanças. É bom acompanhar de perto as alterações do espaço. Hoje está incrível, a parte verde bem cuidada e agora um parque novo para as crianças brincarem", disse.

"É uma alegria instalar mais um Parque Kids em uma área importante da capital. O parque gera integração intergeracional, e a movimentação de pais, mães e crianças será ainda maior. O mundo é feito de interação social, o mundo é feito de encontros, e aqui estamos promovendo encontros para a vida toda", disse Pazolini.

Jansen Lube
Parque Barão de Monjardim ganha parque kids
Jansen Lube
Vitória ganha Centro Municipal Meliponicultura no Parque Barão de Monjardim

Voltar ao topo da página