Mais uma vez Vitória é destaque no cenário nacional! O município registrou uma das menores taxas de mortalidade infantil entre as capitais brasileiras, de acordo com levantamento realizado pela Umane, que analisou os índices do DataSUS de mortalidade infantil de crianças menores de um ano, mortalidade materna e mortes prematuras (de 30 a 69 anos) por doenças crônicas não transmissíveis.
Para reforçar o acompanhamento das gestantes, a Prefeitura implantou o programa "Sou da Ilha", que ampliou o número de consultas de pré-natal, garantindo pelo menos sete atendimentos ao longo da gravidez -- acima da recomendação mínima da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que estabelecem seis consultas.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destaca que as principais iniciativas que contribuíram para esse resultado são a ampliação do horário de funcionamento de seis Unidades Básicas de Saúde, que passaram a atender também aos sábados, domingos e feriados; as 29 salas de vacinação, abertas inclusive aos sábados e feriados, assegurando a imunização adequada de crianças e gestantes; e o funcionamento do laboratório municipal próprio, que garante exames oportunos para gestantes, além do acesso ao pré-natal de alto risco em maternidade de referência.
"Outras estratégias incluem a linha de cuidado materno-infantil nas unidades básicas de saúde, as visitas domiciliares a recém-nascidos, a oferta de testes rápidos de sífilis, hepatites e HIV em toda a rede municipal, a atuação de equipes do Consultório na Rua, que acompanham gestantes em situação de vulnerabilidade social, e a ampliação do serviço de parto humanizado, garantindo acolhimento e segurança durante o nascimento", afirmou Magda.
O "Sou da Ilha" inclui ainda a entrega de kits maternidade para gestantes residentes no município e acompanhadas pela rede municipal de saúde. A iniciativa é pioneira no Estado e contém itens essenciais para os primeiros meses do bebê, como bolsa maternidade, body, manta, toalha de banho infantil, meia, fralda descartável e sabonete líquido infantil.
O município conta também com um Comitê de Investigação de Mortes Materna e Infantil, que analisa e discute os óbitos, orientando novas ações de prevenção e cuidado.