Notícias

Vitória entre quatro capitais melhor avaliadas pela Transparência Internacional

Publicada em 29/06/2020, às 14h41 | Atualizada em 29/06/2020, às 14h47

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Tarcisio Costa


  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Imagem divulgação
Transparência Internacional
Vitória subiu 30 pontos em relação ao último levantamento da Transparência Internacional e ocupa posição de destaque no ranking (ampliar)

Vitória ocupa a quarta posição entre as capitais brasileiras em um ranking elaborado pela Transparência Internacional para avaliar informações sobre contratações emergenciais no combate à Covid-19 de forma fácil e ágil.

A capital capixaba atingiu 91,1 pontos, índice considerado "ótimo", subindo 30 pontos em relação à nota de maio, e a meta é atingir nota máxima na avaliação de julho. O resultado é uma pontuação de 0 a 100, em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima.

"É fundamental que nós tenhamos transparência total nos atos da Prefeitura de Vitória em relação a todas as ações e obras, mas, neste momento, principalmente em relação ao enfrentamento da pandemia do coronavírus. Nós temos no portal um site de transparência com todos os dados, e a avaliação da Transparência Internacional nos coloca numa posição com nota ótima entre as principais capitais brasileiras, num ranking de transparência que é absolutamente necessário para um governo que se pretende RETO: Rápido, Eficiente, Transparente e Online. A transparência para a nossa gestão é uma questão sagrada e fundamental", disse o prefeito Luciano Rezende.

Trabalho conjunto

O trabalho é fruto de um esforço conjunto da Controladoria Geral do Município (CGM), através da Gerência de Integridade, Transparência e Prevenção a Corrupção, Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) e demais secretarias que disponibilizaram os dados para publicação.

"O município de Vitória avança na prevenção e no combate à corrupção ao garantir o aperfeiçoamento da transparência tanto nos dados de saúde como nas compras emergenciais realizadas para o enfrentamento ao novo coronavírus. Estamos trabalhando para garantir a transparência e o acesso à informação, ampliando a participação cidadã e fortalecendo controle social", afirmou o secretário da Controladoria Geral do Município, Ricardo Perini.

Contratações emergenciais em Vitória

A seção "Coronavírus (Covid-19)" do Portal de Transparência de Vitória, criada para divulgação das compras emergenciais de bens e serviços para enfrentamento à pandemia, ganhou novas funcionalidades. Agora, além da divulgação das informações detalhadas de licitações, dispensas de licitação, contratos, ordens de serviço e autorização de fornecimento, a ferramenta conta com um novo “Painel de Contratações Emergenciais”.

Para acompanhar as compras emergenciais, é só acessar http://transparencia.vitoria.es.gov.br/contratacoesemergenciaiscovid19.aspx .

O mecanismo permite a visualização sintética das informações principais das compras realizadas, o que torna mais fácil o entendimento do cidadão, fortalecendo o controle social.

Ranking

O ranking de transparência no combate à Covid-19 é um importante instrumento de promoção do controle social. Utilize e compartilhe essa ferramenta. A participação da sociedade e da imprensa no monitoramento da gestão pública é fundamental para garantir atendimento de qualidade a todas/os e preservação dos recursos públicos.


Voltar ao topo da página