Imprensa
Vitória encerra 2025 com a cidade bem cuidada, garantindo qualidade de vida a moradores e turistas
Publicada em | Atualizada em
Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Na reta final de 2025, a capital capixaba encanta pelo cenário de uma cidade bem estruturada, bem cuidada e que garante dignidade a seus moradores e turistas. Nos últimos dias de dezembro, com o aumento significativo do fluxo de visitantes e o turismo aquecido, os trabalhos de limpeza e manutenção urbana ganham ainda mais força.
As equipes da Central de Serviços atuam diariamente para garantir que ruas, praias, praças e bairros estejam organizados, limpos e preparados para receber e acolher quem vive e quem visita a capital capixaba.
Cuidado que alcança toda a cidade
As ações não se limitam às áreas de maior fluxo ou circulação turística. Mutirões de limpeza vêm sendo realizados em bairros como Forte São João, Centro, Vila Rubim, Consolação, Morro do Cabral, Ariovaldo Favalessa, Joana D'Arc, Andorinhas, Bairro da Penha, Resistência, Santos Reis, Jardim Camburi e Mata da Praia, além de regiões como Ilha do Boi, Santa Lúcia, Maria Ortiz, Jabour e Comdusa.
O compromisso é levar o cuidado com a cidade a todos os territórios, valorizando o espaço público como parte fundamental da rotina das pessoas.
Serviços de varrição mecanizada acontecem na Reta da Penha, enquanto a pintura mecanizada avança por importantes vias como as avenidas Leitão da Silva e Dante Michellini, além da Ilha das Caieiras. A roçagem atende bairros como Inhanguetá, Mário Cypreste, Grande Vitória, Santa Tereza e Santo Antônio, entre outros.
Reforço nas praias
O trabalho para a temporada inclui ainda o reforço das equipes de limpeza nas praias, uma ação essencial para evitar a dispersão de resíduos e proteger a fauna costeira. Cerca de 1.000 lixeiras e papeleiras já estão distribuídas pelas orlas e pelos manguezais, ajudando a manter os resíduos no lugar certo e contribuindo para a preservação dos ecossistemas.
Em regiões como Curva da Jurema, Praia de Camburi e Enseada do Suá, os serviços seguem a todo o vapor, especialmente diante da expectativa de um dos maiores Réveillons já realizados na capital.
Capital turística, planejamento permanente
Esse esforço com o cuidado e bem-estar ganha ainda mais importância em uma cidade com forte vocação turística, como é Vitória. Com praias urbanas, áreas verdes, gastronomia de destaque e espaços públicos muito frequentados, a "cidade sol" exige um planejamento inteligente e uma atuação integrada.
O trabalho da Central se soma ao esforço de outras áreas da gestão municipal, garantindo que a cidade esteja preparada tanto para os grandes eventos, como o Réveillon, quanto para o dia a dia nos bairros.
"A limpeza e a organização da cidade seguem um cronograma estratégico, que considera os grandes eventos ao mesmo tempo em que busca preservar a rotina dos bairros, garantindo equilíbrio entre acolhimento e preservação", explica o secretário Leonardo Formigão, da Central de Serviços.
Incentivo ao descarte consciente
Para apoiar esse cuidado coletivo, moradores e turistas contam com uma ampla estrutura de descarte correto de resíduos, voltada para promover a conscientização e incentivar a adoção de hábitos sustentáveis.
Além das milhares de lixeiras e papeleiras espalhadas pelas praias e vias da cidade, Vitória dispõe de 30 Ecopostos para resíduos recicláveis, distribuídos estrategicamente em parques, ruas, avenidas e áreas de convivência.
Esses pontos de descarte, somados aos contentores instalados em diversos bairros, incluindo os novos contentores subterrâneos já em funcionamento, facilitam a separação do lixo reciclável e contribuem para a preservação ambiental.
Neste período que envolve o verão, as festas de fim de ano e o aumento do fluxo de pessoas, Vitória fecha dezembro mostrando que cidade bem cuidada é resultado de planejamento e compromisso diário com o espaço público e com as pessoas, moradores e turistas, que fazem da capital capixaba um dos melhores lugares para se viver e visitar no Brasil.
