A capital capixaba foi destaque durante a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada no Pavilhão de Carapina, na serra, entre os dias 6 e 9 de outubro. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), o evento reuniu profissionais de todo o país, e Vitória marcou presença com um estande institucional que conquistou os visitantes.
A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) levou aos participantes uma experiência imersiva por meio de óculos de realidade virtual, que apresentavam o Tour Virtual de Vitória, além de divulgar os encantos do Turismo de Observação de Baleias Jubarte e distribuir materiais promocionais sobre a cidade.
Durante os quatro dias da feira, a equipe aplicou uma pesquisa de percepção turística com visitantes de diferentes estados, como Acre, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro, para avaliar o interesse e o nível de conhecimento sobre o destino. O resultado? Aprovação quase unânime: 97,5% dos entrevistados afirmaram que pretendem voltar à cidade.
Impacto
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a capital registrou taxa de ocupação hoteleira superior a 80% no período do evento, número considerado excelente para o mês de outubro. A movimentação foi sentida também nos principais atrativos turísticos e estabelecimentos da cidade, impulsionando a economia local.
Os visitantes destacaram como principais atrativos as praias e orlas (54,3%), seguidas da gastronomia (26,9%) e da cultura e história local (16,7%). Relatos espontâneos como "Vitória é uma cidade boa para passear" e "a simpatia do povo" reforçam o clima de acolhimento que marcou a participação da capital no evento.
Turismo
A presença de Vitória na SOEA faz parte da estratégia da gestão municipal de fortalecer o turismo de negócios e eventos, contribuindo para ampliar a divulgação do destino e movimentar diferentes setores econômicos.
"Estar presente em um evento de alcance nacional como a SOEA é uma oportunidade de mostrar ao Brasil o potencial turístico de Vitória. Essa conexão direta com profissionais de diversas regiões contribui para gerar fluxo, movimentar a economia e reforçar a imagem da nossa cidade como um destino moderno", destacou o diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório.
"O turismo tem um papel essencial no desenvolvimento econômico da cidade. Ao apresentarmos nossos atrativos de forma inovadora, despertamos o interesse de novos visitantes e fortalecemos a imagem de Vitória como uma cidade que acolhe, encanta e surpreende", completou a diretora de Turismo da CDTIV, Luzia Toledo.
Com natureza exuberante, hospitalidade, inovação e cultura, Vitória segue se consolidando como um dos destinos mais encantadores do país, preparada para receber visitantes de todas as regiões com experiências únicas e memoráveis.