Unidade Móvel de Saúde - Atendimendo Oftalmológico (ampliar)
Vitória é líder no estado em acesso à saúde, aponta ranking nacional
Vitória alcançou o 1º lugar no Espírito Santo em acesso à saúde, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No cenário nacional, a capital também obteve destaque: subiu 18 posições e conquistou a 4ª colocação entre todas as cidades brasileiras nesse pilar.
O levantamento reconhece o esforço da gestão municipal em ampliar serviços, reduzir filas e aproximar a saúde da população. Entre os indicadores avaliados, Vitória se destacou pela alta cobertura vacinal e pela qualidade no atendimento pré-natal. No pilar Qualidade da Saúde, Vitória também se destacou com um feito histórico: foi a 1ª colocada no Brasil no indicador de Mortalidade Materna, registrando zero mortes a cada 10 mil mulheres.
Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o resultado alcançado reforça a transformação pela qual a saúde da capital vem passando. "Vitória se consolidou como referência em saúde pública. Estar em primeiro lugar no Estado e entre as melhores cidades do Brasil é motivo de orgulho e traduz os avanços que conquistamos, como a ampliação de consultas e exames, o fortalecimento do pré-natal, a cobertura vacinal expressiva e o marco histórico de zero mortes maternas. Esse resultado mostra que a nossa cidade está no caminho certo, com uma gestão que valoriza a vida, cuida das pessoas, investe em inovação, amplia o acesso e oferece um atendimento mais humano. É fruto do empenho coletivo da Prefeitura, dos profissionais de saúde e da confiança da nossa população", afirma.
O resultado reflete o conjunto de ações implantadas nos últimos anos, que têm garantido à população mais acesso, mais qualidade e mais inovação nos serviços de saúde. "Estamos promovendo uma verdadeira transformação na saúde da nossa cidade. Cada obra, cada programa e cada serviço implantado têm um objetivo único: cuidar das pessoas. Ampliamos o acesso, investimos em tecnologia, valorizamos nossos profissionais e estamos construindo equipamentos modernos. Essas conquistas mostram que estamos no caminho certo: aproximando os serviços da população, garantindo atendimento mais humano e eficiente e fortalecendo a rede de saúde em todas as fases da vida", ressalta a secretária de Saúde, Magda Lamborghini.