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Vitória de Frente para o Mar: obras da orla da Grande São Pedro chegam ao bairro Resistência
Publicada em 07/02/2025, às 12h20 | Atualizada em 07/02/2025, às 12h20
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Quem observa a instalação das formas em madeira para a concretagem das passarelas, deques e escadarias, na orla de Resistência, já pode ter uma ideia de como vai ficar a região com as obras concluídas. A intervenção chegou ao bairro e vai transformar a orla local. O investimento de mais de R$ 200 milhões na região da Grande São Pedro integra o Projeto Vitória de Frente para o Mar.
A requalificação dessa região significa mudança e qualidade de vida para os moradores e uma nova história marcada pela garantia de direitos. Na década de 1890, o local ,que abrigou um grande lixão de onde muitas famílias retiravam seu sustento, deu origem ao documentário Lugar de Toda Pobreza, do cineasta Amylton de Almeida, que retrata a triste realidade de um quadro de miséria no bairro São Pedro. A partir da veiculação do documentário que chocou o país, teve início um movimento em prol da urbanização e da humanização da região.
Para acompanhar de perto as obras de requalificação do local que são um marco da mudança e do progresso na região, na manhã desta quinta-feira (6), o prefeito Lorenzo Pasolini e os secretários de Obras, Gustavo Perin, de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, e da Central de Serviços, Leonardo Amorim, visitaram o canteiro de obras da segunda etapa da requalificação da Orla da Grande São Pedro (Orla 1-B), que contempla a reurbanização das orlas de quatro bairros: Santo André; Redenção; Nova Palestina e Resistência, totalizando 4,04 quilômetros.
O investimento é de R$ 107.794.883,25 coma previsão de 28 meses de obras, na modalidade de contratação integrada, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. De todo o trecho das intervenções, já foram entregues 1.1660 metros de deques da orla dos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras, cujo investimento é de R$ 96 milhões.
"Essa obra é um desafio para engenharia, mas vai ser um presente para São Pedro, para Vitória e para os capixabas e representa o avanço do nosso programa Vitória de Frente para o Mar. Aqui estamos construindo uma ciclopassarela, que vai ligar os bairros Nova Palestina e Resistência, mais de 600 metros de uma ligação lindíssima tendo como pano de fundo o nosso manguezal", explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.
"Vitória é uma cidade de litorânea e a sua construção, infelizmente, se deu dispostas para o mar. Ao longo dos primeiros quatro anos da gestão, nós restabelecemos essa ligação da nossa cidade com mar, com manguezal e agora estamos trazendo investimentos e obras que mudam a vida das pessoas", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
A visita foi acompanhada por lideranças comunitárias e vereadores. "Quero agradecer ainda a todas as lideranças comunitárias presentes nesta visita, agradecer aos nossos vereadores, mas principalmente ao morador da capital e especialmente da Grande São Pedro, pelo apoio que ele tem nos dado e a certeza e a convicção que essa obra estará pronta em breve, ligando a Grande São Pedro a área continental fazendo que Vitória seja cada vez mais desenvolvida e conhecida como referência no turismo do Brasil", afirmou Pazolini.
Estão em andamento as seguintes intervenções:
Reurbanização das vias (ciclovia, calçada, pista de rolamento, estacionamentos, canteiros e praças);
Passeio contínuo à beira mar com decks, arquibancadas alagáveis, rampas de acesso para barcos e reurbanização de passeios em piso intertravado;
Cinco queimadores de mariscos - para os pescadores e desfiadeiras de siri;
Implantação da Praça do Papa, situada na Rua São Pedro;
Ligação entre Nova Palestina e Resistência (passarela de pedestres/ciclovia);
Iluminação pública;
Rede de drenagem;
Recuperação do manguezal;
Paisagismo e incremento da arborização urbana;
Academias de Idosos, Academias de Jovens e Parks Kids.
Vitória de Frente para o Mar
O Projeto Vitória de Frente para o Mar, que tem como objetivo de requalificar as orlas da cidade de Vitória, por meio do desenho urbano com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos, bem como de ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas que potencializem os atrativos turísticos e viabilizem alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.
Orla 1A
Na primeira etapa do Projeto Vitória de Frente para o Mar, a Nova Orla de São Pedro - Fase 1A foi entregue no dia 4 de julho de 2024. O investimento é de R$ 96.033.385,96, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e contempla os bairros São Pedro e Ilha das Caieiras - 1,16 km.
Neste trecho foram construídos estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, decks, arquibancadas alagáveis, rampas e cinco atracadouros. Será construído ainda o Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, praça do Caboré, queimadores de mariscos, área de manutenção de barcos, praça da quadra, e Rua Viva.
Orla 2C
Na área de intervenção de 47 mil metros quadrados estão propostas a criação de uma via carroçável compartilhada junto à orla do bairro Andorinhas, complementando a malha viária do bairro, a ampliação do passeio com decks ao longo de toda a orla, rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis e atracadouros, uma guarderia de barcos sob a ponte, bem como a implantação de equipamentos de lazer e esportes.
Orla do Canal de Camburi
Em junho, foi assinado o contrato para elaboração de projetos e execução das obras da primeira etapa da urbanização da orla do Canal de Camburi. O investimento é de R$ 219.900.000,00 com prazo de 720 dias para execução.
O Canal de Camburi é o trecho entre as pontes Governador Carlos Lindenberg - conhecida como ponte da Passagem - até as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela - conhecidas como ponte de Camburi.
A primeira etapa contempla - ao Norte - o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até as pontes e o mesmo trecho ao Sul os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.
O Canal de Camburi terá uma orla com marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e travessia do canal. O projeto urbanístico tem o objetivo de proporcionar a integração social, potencializar a economia e valorizar o cenário ambiental e paisagístico do local.
A infraestrutura projetada cobre cerca de 3,3 km de passeio público para pedestres e ciclistas que será construído sobre a água, margeando as bordas do canal, totalizando cerca de 32.000 m² de área construída. O empreendimento integra o Projeto Vitória de Frente para o Mar, que conta com obras em fase final de conclusão, frentes de trabalho em fase de contratação e empreendimentos em fase de projeto.
Orla da avenida Beira Mar
O trecho beneficiado fica entre o Clube Álvares Cabral e a antiga sede do Clube Saldanha da Gama. A requalificação/ reurbanização do espaço busca promover: a acessibilidade plena, por meio de percursos seguros e confortáveis; a implantação/ melhoria de equipamentos que atendam a demanda de lazer, descanso e contemplação dos moradores do entorno e usuários do espaço; a valorização do potencial paisagístico.
As intervenções visam ainda: a apropriação das áreas pela comunidade, valorizando-a como local de entretenimento e convívio social; aumento do poder de atratividade da avenida Av. Beira mar, melhorando as condições de vida e de lazer da comunidade e a melhoria e adequação da infraestrutura das ciclovias, de forma a priorizar o modal cicloviário em detrimento ao de automóveis, estimulando a utilização deste meio de transporte.