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Vitória de Frente para o Mar: obras da orla da Grande São Pedro chegam ao bairro Resistência

Publicada em 07/02/2025, às 12h20 | Atualizada em 07/02/2025, às 12h20

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Redução das desigualdades
  • Parcerias e meios de implementação

Marcos Salles
Visita às obras da orla da Grande São Predro, no bairro Resistência
Visita às obras da orla da Grande São Predro, no bairro Resistência. (ampliar)
Marcos Salles
Visita às obras da orla da Grande São Predro, no bairro Resistência
Visita às obras da orla da Grande São Predro, no bairro Resistência. (ampliar)

Quem observa a instalação das formas em madeira para a concretagem das passarelas, deques e escadarias, na orla de Resistência, já pode ter uma ideia de como vai ficar a região com as obras concluídas. A intervenção chegou ao bairro e vai transformar a orla local. O investimento de mais de R$ 200 milhões na região da Grande São Pedro integra o Projeto Vitória de Frente para o Mar.

A requalificação dessa região significa mudança e qualidade de vida para os moradores e uma nova história marcada pela garantia de direitos. Na década de 1890, o local ,que abrigou um grande lixão de onde muitas famílias retiravam seu sustento, deu origem ao documentário Lugar de Toda Pobreza,  do cineasta Amylton de Almeida, que retrata a triste realidade de um quadro de miséria no bairro São Pedro. A partir da veiculação do documentário que chocou o país, teve início um movimento em prol da urbanização e da humanização da região.

Para acompanhar de perto as obras de requalificação do local que são um marco da mudança e do progresso na região, na manhã desta quinta-feira (6), o prefeito Lorenzo Pasolini e os secretários de Obras, Gustavo Perin, de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, e da Central de Serviços, Leonardo Amorim, visitaram o canteiro de obras da segunda etapa da requalificação da Orla da Grande São Pedro (Orla 1-B), que contempla a reurbanização das orlas de quatro bairros: Santo André; Redenção; Nova Palestina e Resistência, totalizando 4,04 quilômetros.

O investimento é de R$ 107.794.883,25 coma previsão de 28 meses de obras, na modalidade de contratação integrada, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. De todo o trecho das intervenções, já foram entregues 1.1660 metros de deques da orla dos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras, cujo investimento é de R$ 96 milhões. 

"Essa obra é um desafio para engenharia, mas vai ser um presente para São Pedro, para Vitória e para os capixabas e representa o avanço do nosso programa Vitória de Frente para o Mar. Aqui estamos construindo uma ciclopassarela, que vai ligar os bairros Nova Palestina e Resistência, mais de 600 metros de uma ligação lindíssima tendo como pano de fundo o nosso manguezal", explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.

"Vitória é uma cidade de litorânea e a sua construção, infelizmente, se deu dispostas para o mar. Ao longo dos primeiros quatro anos da gestão, nós restabelecemos essa ligação da nossa cidade com mar, com manguezal e agora estamos trazendo investimentos e obras que mudam a vida das pessoas", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

A visita foi acompanhada por lideranças comunitárias e vereadores. "Quero agradecer ainda a todas as lideranças comunitárias presentes nesta visita, agradecer aos nossos vereadores, mas principalmente ao morador da capital e especialmente da Grande São Pedro, pelo apoio que ele tem nos dado e a certeza e a convicção que essa obra estará pronta em breve, ligando a Grande São Pedro a área continental fazendo que Vitória seja cada vez mais desenvolvida e conhecida como referência no turismo do Brasil", afirmou Pazolini.

Estão em andamento as seguintes intervenções:

Reurbanização das vias (ciclovia, calçada, pista de rolamento, estacionamentos, canteiros e praças);

Passeio contínuo à beira mar com decks, arquibancadas alagáveis, rampas de acesso para barcos e reurbanização de passeios em piso intertravado;

Cinco queimadores de mariscos - para os pescadores e desfiadeiras de siri;

Implantação da Praça do Papa, situada na Rua São Pedro; 

Ligação entre Nova Palestina e Resistência (passarela de pedestres/ciclovia);

 Iluminação pública;

Rede de drenagem;

Recuperação do manguezal;

Paisagismo e incremento da arborização urbana;

Academias de Idosos, Academias de Jovens e Parks Kids.

Marcos Salles
Visita às obras da orla da Grande São Predro, no bairro Resistência
Visita às obras da orla da Grande São Predro, no bairro Resistência. (ampliar)
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Visita às obras da orla da Grande São Predro, no bairro Resistência
Visita às obras da orla da Grande São Predro, no bairro Resistência. (ampliar)

Vitória de Frente para o Mar

O Projeto Vitória de Frente para o Mar, que tem como objetivo de requalificar as orlas da cidade de Vitória, por meio do desenho urbano com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos, bem como de ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas que potencializem os atrativos turísticos e viabilizem alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.

 Orla 1A

Na primeira etapa do Projeto Vitória de Frente para o Mar, a Nova Orla de São Pedro - Fase 1A foi entregue no dia 4 de julho de 2024. O investimento é de R$ 96.033.385,96, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e contempla os bairros São Pedro e Ilha das Caieiras - 1,16 km.

Neste trecho foram construídos estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, decks, arquibancadas alagáveis, rampas e cinco atracadouros. Será construído ainda o Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, praça do Caboré, queimadores de mariscos, área de manutenção de barcos, praça da quadra, e Rua Viva.

Orla 2C

Na área de intervenção de 47 mil metros quadrados estão propostas a criação de uma via carroçável compartilhada junto à orla do bairro Andorinhas, complementando a malha viária do bairro, a ampliação do passeio com decks ao longo de toda a orla, rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis e atracadouros, uma guarderia de barcos sob a ponte, bem como a implantação de equipamentos de lazer e esportes.

Orla do Canal de Camburi

Em junho, foi assinado o contrato para elaboração de projetos e execução das obras da primeira etapa da urbanização da orla do Canal de Camburi. O investimento é de R$ 219.900.000,00 com prazo de 720 dias para execução.

O Canal de Camburi é o trecho entre as pontes Governador Carlos Lindenberg - conhecida como ponte da Passagem - até as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela - conhecidas como ponte de Camburi.

A primeira etapa contempla - ao Norte - o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até as pontes e o mesmo trecho ao Sul os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.

O Canal de Camburi terá uma orla com marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e travessia do canal. O projeto urbanístico tem o objetivo de proporcionar a integração social, potencializar a economia e valorizar o cenário ambiental e paisagístico do local.

A infraestrutura projetada cobre cerca de 3,3 km de passeio público para pedestres e ciclistas que será construído sobre a água, margeando as bordas do canal, totalizando cerca de 32.000 m² de área construída. O empreendimento integra o Projeto Vitória de Frente para o Mar, que conta com obras em fase final de conclusão, frentes de trabalho em fase de contratação e empreendimentos em fase de projeto.

Orla da avenida Beira Mar

O trecho beneficiado fica entre o Clube Álvares Cabral e a antiga sede do Clube Saldanha da Gama. A requalificação/ reurbanização do espaço busca promover: a acessibilidade plena, por meio de percursos seguros e confortáveis; a implantação/ melhoria de equipamentos que atendam a demanda de lazer, descanso e contemplação dos moradores do entorno e usuários do espaço; a valorização do potencial paisagístico.

As intervenções visam ainda: a apropriação das áreas pela comunidade, valorizando-a como local de entretenimento e convívio social; aumento do poder de atratividade da avenida Av. Beira mar, melhorando as condições de vida e de lazer da comunidade e a melhoria e adequação da infraestrutura das ciclovias, de forma a priorizar o modal cicloviário em detrimento ao de automóveis, estimulando a utilização deste meio de transporte.

Marcos Salles
Visita às obras da orla da Grande São Predro, no bairro Resistência
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Visita às obras da orla da Grande São Predro, no bairro Resistência
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