Imprensa
Vitória da Mulher! Capital capixaba celebra 500 dias sem feminicídios e quatro anos da Casa Rosa
Publicada em | Atualizada em
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Para celebrar os avanços nos atendimentos e nas políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, a Prefeitura de Vitória realizou, nesta terça-feira (21), o evento de comemoração pelos quatro anos da Casa Rosa, equipamento referência em acolhimento e cuidado a mulheres e famílias em situação de violência.
A programação contou com uma manhã festiva, com distribuição de pipoca, picolé e algodão-doce, exposição dos trabalhos realizados nas oficinas com as crianças atendidas, pula-pula e a apresentação da Banda da Guarda Municipal, que estreou, há quatro anos, justamente na inauguração do serviço. Além disso, o adolescente Riquelme, atendido na Casa Rosa, fez uma belíssima apresentação musical, tocando violino, que emocionou a todos os presentes.
Participaram da solenidade o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; a secretária de Saúde, Magda Lamborghini; a defensora pública Maria Gabriela Agapito; a diretora da Casa Rosa, Clícia Dora Rocha; além de lideranças comunitárias, representantes da Defensoria Pública, secretários municipais e convidados.
Durante o evento, Pazolini destacou a importância do trabalho da rede de proteção e o marco histórico alcançado pela capital. "Hoje é um dia muito especial. Além de celebrarmos os quatro anos da Casa Rosa, estamos comemorando um marco histórico para o Espírito Santo e para o Brasil. Pela primeira vez na história do país, uma capital alcança 500 dias sem registro de crimes violentos e sem nenhum feminicídio. É um resultado inédito, que enche de orgulho todos nós capixabas. Esse resultado é fruto do trabalho dedicado de toda a rede de acolhimento às mulheres, composta por profissionais comprometidos com o cuidado e a defesa da vida", disse.
O prefeito reforçou que a Casa Rosa é uma porta aberta para a ressignificação de vidas. Um espaço de acolhimento, cuidado e reconstrução, que oferece novas oportunidades e um novo começo para mulheres e famílias. "Mais de 16 mil pessoas já foram atendidas neste local, o que demonstra o impacto desse trabalho para a nossa cidade. Vitória já figurou entre as cidades mais violentas do país para as mulheres e hoje se tornou referência nacional em acolhimento e empatia. Com o trabalho de todos vocês, transformamos a dor em esperança, o medo em amor e a violência em solidariedade. Celebramos não apenas os quatro anos da Casa Rosa e os 500 dias sem feminicídios, mas a transformação de uma cidade que escolheu cuidar de pessoas", destacou.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou o papel essencial da Casa Rosa no cuidado integral às mulheres e na articulação da rede de proteção. "Quando olhamos para os números - 16 mil atendimentos em quatro anos e mais de mil famílias acolhidas - é inevitável refletir o quanto esse equipamento é essencial. A Casa Rosa representa acolhimento, cuidado e reconstrução. Cada atendimento é único, realizado com escuta qualificada, atenção e carinho. Vitória é uma cidade cuidada em todas as dimensões. Já somos referência em acesso à saúde pública no estado e no país, e seguimos avançando graças ao compromisso das equipes e à gestão municipal. A Casa Rosa é o símbolo dessa transformação, e continuaremos ampliando suas estruturas para acolher cada vez mais famílias e transformar cada história de dor em esperança", completou Magda.
A diretora da Casa Rosa, Clícia Dora Rocha, apresentou os principais avanços do serviço desde sua inauguração, em outubro de 2021. "Nesse tempo de funcionamento, foram realizados mais de 16 mil atendimentos e 1.323 famílias acolhidas. Nosso serviço cresceu: além do cuidado integral em saúde, passamos a ofertar auriculoterapia, inserção de dispositivo de etonogestrel, realizamos o I Seminário Intersetorial contra o Abuso Sexual Infantil, o I Seminário Agosto Lilás, e firmamos parcerias com instituições e universidades, como a Fucape, que presta orientação jurídica às nossas atendidas. Recebemos o Prêmio Mulher ArcelorMittal e a Comenda Maria da Penha. Parabenizo toda a equipe pelo trabalho contínuo, pelo coração aberto e pelo impacto positivo que geram na vida de tantas famílias. Que a Casa Rosa continue sendo exemplo de amor, dedicação e transformação, fortalecendo essa rede de apoio que faz tanta diferença", afirmou Clícia.
A defensora pública Maria Gabriela Agapito reforçou a importância da atuação conjunta e da abordagem integral no enfrentamento à violência. "A violência intrafamiliar é um fenômeno complexo, que precisa ser enfrentado com políticas públicas e trabalho em rede. Quando uma família vive a violência, todo o núcleo sofre -- e, se ela não for enfrentada, se perpetua por gerações. Equipamentos como a Casa Rosa fazem a diferença porque atuam de forma articulada e comprometida com cada pessoa atendida. A Defensoria Pública continuará ao lado dessa iniciativa, porque está dando certo e transformando vidas", destacou.
Casa Rosa
Centro Especializado em Saúde da Mulher e Famílias em Situação de Violência, a Casa Rosa foi inaugurada em outubro de 2021 e é referência no acolhimento e acompanhamento de mulheres, crianças, adolescentes e famílias em situação de violência doméstica, sexual, física ou psicológica.
O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, oferecendo escuta qualificada, avaliação de risco, atendimento médico e psicossocial, além de ações de prevenção, promoção da saúde e fortalecimento de vínculos.
As pessoas podem ser encaminhadas por serviços da rede pública - como unidades de saúde, escolas, assistência social, Ministério Público, Conselhos Tutelares e Delegacias - ou buscar o atendimento de forma espontânea.
Além do atendimento direto, a equipe realiza palestras, rodas de conversa, visitas, estudos de caso, capacitações e ações educativas em diversos espaços da cidade, fortalecendo a rede municipal de enfrentamento à violência.
Serviço
Casa Rosa
Endereço: Rua Hermes Curry Carneiro, 360, Ilha de Santa Maria - Vitória
Telefones: (27) 3332-3290 / (27) 98107-0192
E-mail: casarosaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h