Notícias

Vitória da Castração Animal: Clínicas veterinárias já podem se credenciar

Publicada em 16/08/2021, às 11h11 | Atualizada em 16/08/2021, às 11h13

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Divulgação Semmam
Castração de cães e gatos
As castrações, exames clínicos e laboratoriais e demais procedimentos ocorrerão nas dependências dos credenciados. (ampliar)

As clínicas veterinárias interessadas em participar do Programa "Vitória da Castração Animal" já podem acessar o Edital de Credenciamentono Portal da Prefeitura de Vitória.

O documento contém as exigências para a contratação dos serviços (documentos para habilitação, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira etc), modelos a serem preenchidos, planilha com os valores dos serviços e resposta as dúvidas frequentes.

Lançado na terça-feira (10), Dia Estadual do Protetor de Animais, pelo prefeito Lorenzo Pazolini, o programa visa ao controle populacional de cães e gatos, com objetivo de reduzir o número de animais errantes e em situação de abandono, na capital. Nas próximas semanas, será lançado o cadastramento dos tutores interessados na castração de seus animais.

Credenciamento

O credenciamento ficará disponível durante 15 dias, podendo haver uma extensão do prazo. Podem ser credenciadas clínicas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Serviços

Os serviços englobam microchipagem, cadastro e esterilização cirúrgica de cães e gatos, com realização de exames laboratoriais pré-operatórios, fornecimento de medicamentos e materiais utilizados durante os procedimentos cirúrgicos e pré-cirúrgicos, assim como a medicação pós-cirúrgica a ser entregue aos tutores.

"O programa tem esse diferencial de custear os exames e os medicamentos, com o objetivo de reduzir o risco de óbito e proporcionar um melhor acompanhamento dos animais", explica Breno Panetto, subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, de vitória.

Somente no primeiro ano do programa, está prevista a realização de castração de três mil animais, o que representa um investimento de cerca de R$ 1 milhão.

Saiba Mais

A quantidade de serviços a ser realizada, por empresa credenciada, será definida de acordo com a demanda e o número de credenciados, observada a capacidade instalada de cada prestador de serviço.

As castrações, exames clínicos e laboratoriais e demais procedimentos ocorrerão nas dependências dos credenciados, devendo estes disporem de local adequado para a prestação dos serviços em Vitória ou nos municípios vizinhos: Vila Velha, Serra e Cariacica.

Para a execução do programa, as empresas contratadas ou conveniadas deverão atender às especificações contidas nas resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária quanto aos equipamentos e materiais necessários.


Voltar ao topo da página