Notícias

Vitória começa a receber novos abrigos que oferecerão mais segurança e conforto

Publicada em 24/01/2023, às 13h25 | Atualizada em 26/01/2023, às 12h22

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis

André Sobral
Abrigo de Ônibus
Serão colocados 300 novos abrigos em diversos bairros de Vitória. (ampliar)

Após a retirada dos abrigos de ônibus em más condições no final do ano passado e depois de cumprir as normas e os prazos legais para contratação da empresa responsável pelas novas estruturas, a Prefeitura de Vitória iniciou a colocação dos novos equipamentos, na manhã desta terça-feira (24), em frente ao Campus da Ufes, próximo à praça de Eucalipto, em Maruípe.

Serão colocados 300 novos abrigos em diversos bairros de Vitória até abril. Se houver necessidade e justificativa, outros 75 poderão ser fixados em locais onde as estruturas estiverem desgastadas. O investimento da Prefeitura de Vitória com recursos próprios será de R$ 4.629.016,86.

Segundo o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, tudo está planejado para que o cronograma seja cumprido, porém, a condução do trabalho dependerá das condições climáticas por se tratar de uma trabalho delicado e no qual se coloca primeiro a base e somente depois é fixado o restante da estrutura.

Conforto

O prefeito explicou que, há pelo menos 20 anos, abrigos de ônibus não eram trocados em Vitória, um tempo muito longo para estruturas que ficam 24 horas expostas ao tempo. "Sol, chuva, variação do clima, a forte maresia em Vitória, acidentes com veículos, enfim, uma série de fatores que compromete a resistência de abrigos", frisou.

Pazolini disse, ainda, que os abrigos eram uma demanda antiga da população e que está sendo atendida pela gestão. "Para quem utiliza o transporte público, é primordial que o caminho até o veículo seja minimamente confortável, por isso, com os novos abrigos, haverá uma estrutura de proteção e muito mais conforto ao passageiro enquanto ele espera o ônibus", finalizou.

André Sobral
Abrigo de Ônibus
Os abrigos eram uma demanda antiga da população e que está sendo atendida pela atual gestão. (ampliar)

Inspeção

Segundo o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, todos os abrigos em Vitória foram inspecionados pelas equipes do órgão. O objetivo principal foi observar se as estruturas ofereciam riscos ao usuário e aos pedestres.

O gestor explicou que são muitos os cuidados que as equipes técnicas precisam considerar antes e depois da instalação dos abrigos. "Material usado para resistir às intemperes do tempo, o tamanho mínimo das calçadas para receber as estruturas e não prejudicar pedestres e cadeirantes, a maneira com que a base é fixada no piso, antes da estrutura como um todo, e como será dada a posterior manutenção, tudo para que a segurança e o conforto sejam preservados, além dos abrigos conservados", destacou.


Voltar ao topo da página