Notícias

Vitória com Você" na Grande Goiabeiras realiza 5 mil atendimentos

Publicada em 05/06/2023, às 11h45

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Consumo e produção responsáveis

Leonardo Duarte
Vitória com você
Leonardo Duarte
Vitória com você

A Prefeitura de Vitória realizou, no último sábado (3), mais uma edição do evento "Vitória com Você", desta vez, na Grande Goiabeiras, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, no bairro Maria Ortiz. No total, foram 5 mil atendimentos.

Dentre os serviços disponíveis, estavam: regularização fundiária, vacinação, encaminhamento para a emissão da segunda via da carteira de identidade, esclarecimento sobre programas habitacionais, a orientação para o CadÚnico (Cadastro Único), o acesso ao banco de empregos, atendimento ao consumidor através do Procon, EDP certidão de casamento, testes de doenças sexualmente transmissíveis, conscientização e educação para o trânsito, entre outros.

"Hoje estamos promovendo mais um sábado de cidadania. O maior evento social do Estado do Espírito Santo. Estamos ofertando uma série de serviços condensados, em um único lugar, para que a comunidade possa ter acesso  perto de sua casa. São mais de 40 serviços. Nós já estivemos na Grande São Pedro e vamos percorrer todas as regiões de Vitória levando carinho, dignidade e atenção para o nosso povo. Essa ação no sábado é muito importante, pois muitas pessoas não conseguem acessar os serviços durante a semana", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Durante o evento, mais de 40 serviços foram oferecidos pela Prefeitura, abrangendo uma ampla variedade de áreas. A estudante Monielly Leite estava tentando há dois meses tirar a carteira de identidade. "Eu preciso do documento para entrar no mercado de trabalho. Graças a Deus consegui e tenho certeza que vai me ajudar muito no Jovem Aprendiz".

Quem também conseguiu e estava muito feliz foi a dona de casa Helia Cristina Araújo. Ela chegou cedo e garantiu a emissão da carteira de identidade do filho e também a segunda via do seu documento. "Estou muito satisfeita com essa ação da Prefeitura de Vitória. Também consegui resolver grande parte da questão da escritura da casa da minha mãe, que há 40 anos ela esperava. E, enquanto eu estava sendo atendida, os meus filhos aproveitaram bastante a recreação e as guloseimas. Foi muito bom. Parabéns a todos envolvidos!".

Atendimentos

"Nós realizamos cerca de 5 mil atendimentos. Os serviços mais procurados são emissão da carteira de identidade, certidão de nascimento, orientação sobre a atualização do CadÚnico e vacinação. É fundamental ter essas ações nos bairros, pois muitos não conseguem se deslocar até os locais onde os servidos são oferecidos. E, no Vitória com Você, os serviços da Prefeitura vêm até a comunidade", frisou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi.

Na sala da Regularização Fundiária, um dos serviços mais procurados, estava a aposentada Maria Francisca do Carmo, 86 anos. "Já tento a escritura da minha casa há muito anos. Estou entregando toda a documentação e estou muita esperança de conseguir!".

A dona de casa Laís da Costa aproveitou o sábado para atualizar o seu cartão de vacinação. "Mesmo tendo medo de injeção vim tomar as vacinas contra a gripe e covid pois sei da importância de se vacinar. E ainda mais aqui bem pertinho de casa, ajudou muito".

Carlos Antolini
Vitória com Você
Carlos Antolini
Vitória com Você

Desenvolvimento da Cidade e Habitação

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) realizou a atualização de cadastro e esclarecimento de dúvidas sobre a regularização fundiária de áreas no bairro Maria Ortiz, conforme o Acordo de Cooperação Técnica nº 1/2022, firmado com a União, por meio da Superintendência do Patrimônio da União no Espírito Santo - SPU-ES.

A equipe da Gerência de Programas Habitacionais, responsável pelo levantamento das intervenções de melhorias habitacionais e reconstrução, no âmbito do Programa Casa Feliz e Segura, também esteve presente no evento. Eles esclareceram dúvidas e forneceram informações à população sobre o trabalho em andamento.

A administração municipal de Vitória tem se dedicado a ações de regularização fundiária em diversos bairros da cidade, visando legalizar a permanência dos ocupantes em áreas urbanas e garantir o direito social à moradia, bem como promover a função social da propriedade. Em um período de apenas dois anos e quatro meses de gestão, já foram atendidas 147 famílias nos diversos Programas Habitacionais, incluindo reconstrução, reassentamento, indenização, bônus e auxílio moradia. No total, mais de 2.500 títulos já foram entregues até o momento, beneficiando a população local.

Meio Ambiente

A equipe da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) esteve presente com atividades educativas relacionadas ao meio ambiente. Crianças e jovens tiveram a oportunidade de participar da oficina de confecção de lápis e do jogo da memória do manguezal virtual. Além disso, houve à disponibilidade do mapa interativo de ecossistemas de Vitória, que permitiu à população conhecer melhor áreas naturais da cidade.
As ações da Semmam têm como base o compromisso de promover a conscientização e a educação ambiental, destacando a importância da preservação dos recursos naturais e da proteção dos ecossistemas locais.
 

Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho

Os munícipes tiveram acesso aos serviços da Casa do Cidadão, vinculada à Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), sem precisar sair do território. Durante toda a ação, foi possível o acesso a diversos serviços, como encaminhamentos para emprego pelo Sine Vitória, emissão de Carteira de Identidade (limitada a 100 senhas), orientações sobre direitos do consumidor pelo Procon, informações sobre cursos gratuitos de qualificação profissional pelo Vix Cursos, campanha pelo fim da violência contra a mulher com o Projeto Maria da Penha Vai à Cidade e o Centro de Referência em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Cramsv), distribuição de absorventes íntimos, entre outras ações.

Além disso, em parceria com cartórios, foram realizados cadastros para averbações gratuitas na Certidão de Nascimento, abordando questões relacionadas ao nome dos pais e à diversidade, além de cadastros para o casamento comunitário. Esses serviços estão disponíveis para pessoas com renda de até 3 salários mínimos.

Serviços ofertados:
Emissão de RG (limitada a 100 senhas);
Segunda via de Certidão de Nascimento, averbação com alteração de nome e gênero, e Certidão de Casamento (limitadas a 20 e senhas);
Cadastro de pretendentes ao casamento comunitário;
Atendimento ao consumidor pelo Procon Vitória;
Cadastro e encaminhamento ao mercado de trabalho pelo Sine Vitória;
Informações sobre o programa Jovem Aprendiz;
Divulgação de cursos de qualificação profissional (Vix Cursos);
Doação de absorventes;
Orientações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência (Cramsv);
Divulgação das ações e atividades dos equipamentos da juventude (CRJ, Odomodê e Casa da Juventude).

Secretaria da Fazenda

A Secretaria de Fazenda (Semfa) pestou orientações e esclarecimentos de dúvidas relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), emissão de segunda via de guia de pagamento, parcelamentos e outros assuntos relacionados. Os contribuintes foram atendidos durante todo o período do evento.

A equipe da Secretaria de Fazenda também realizou agendamentos de atendimentos para os interessados que estiveram presentes no local. Dessa forma, o contribuinte teve a oportunidade de escolher a data e horário mais conveniente para o seu atendimento, garantindo maior comodidade e eficiência no serviço prestado.

Trânsito

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) levou à ação a Transitolândia a fim de proporcionar atividades lúdicas e educativas para as crianças, juntamente com informações importantes sobre o trânsito. Uma ampla tenda foi montada no local, com ilustrações de cenas do cotidiano das vias urbanas. Também foram realizadas palestras sobre temas relacionados ao trânsito e às atividades realizadas durante o Maio Amarelo.
Houve distribuição de lembrancinhas e folhetos explicativos com orientações sobre o comportamento adequado no trânsito e a importância de respeitar as leis e a sinalização. Personagens foram utilizados para divertir e ensinar as crianças. Um simulador esteve disponível, permitindo que o público interagisse com técnicos e agentes da Guarda Municipal, que também apresentaram viaturas e equipamentos utilizados.

Esportes

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Vitória proporcionou uma ampla oferta de atividades esportivas para o público durante o evento como atividades lúdicas e recreativas para as crianças. Além disso, houve jogo de tênis de mesa, totó e treinos funcionais.

Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) forneceu suporte logístico e de segurança à comunidade durante o evento. Foram ministradas oficinas lúdicas de pintura, contação de histórias e brincadeiras para as crianças. Como parte da programação, a Banda da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) "Maurício de Oliveira" se apresentou e animou o público presente. Tais iniciativas visam garantir um ambiente seguro e proporcionar momentos de diversão e entretenimento para todos os participantes.

Saúde

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) realizou vacinação contra Influenza e Covid-19, garantindo a imunização dos munícipes. Além disso, foram realizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites A e B.

Foram aplicadas 413 doses de vacina contra a Gripe e Covid.

Os profissionais de saúde também estiveram disponíveis no local para realizar avaliação antropométrica e fornecer orientações sobre a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e cuidados com a saúde bucal. Essas ações visam promover o bem-estar e a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde, abrangendo diversos aspectos que contribuem para uma vida saudável.

Cultura, música e dança

Além de ter acesso aos mais variados serviços na ação, o público presente desfrutou também de agradáveis momentos de arte e lazer. A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), promoveu duas apresentações culturais.

Logo no iníciop do evento, o instrutor de violino Wagner Pereira de Souza apresentaou diferentes números musicais eruditos e também populares.

Após a apresentação do instrutir de violino, as alunas da 6ª série do Curso Básico de Dança exibiram um Duo e um Trio de Ballet. Bruna Silva Mandelli, Isabela Nery Cabidelli e Laura Andreatta Subti apresentaram a coreografia "Experimento 163", de Gil Mendes, com a música "Primavera". Na sequência, Bruna e Isabela retornaram para apresentar "Melhores Amigas", coreografia também de Gil Mendes com a música "Droite de cité".

Educação

A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) divulgou as vagas disponíveis nas unidades de ensino que ofertam a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para todas as pessoas, a partir de 15 anos completos, que não terminaram o Ensino Fundamental. A equipe da EJA realizou um cadastro de pré-matrícula no local.

Posteriormente, as unidades de ensino farão o contato para agendar o horário com as pessoas interessadas para efetivar a matrícula na escola. Vitória possui atualmente, 16 unidades de ensino com oferta de EJA, com turmas em diversos territórios da cidade.

São elas:
●     Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi (EJA Profissional)
●     Emef Alvimar Silva, em Mário Cypreste
●     Emef Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira
●     Emef Arthur da Costa e Silva, em bairro República
●     Emef Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé (EJA Profissional)
●     Emef Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro
●     Emef João Bandeira, em Consolação (EJA Profissional)
●     Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz (EJA Profissional)
●     Emef Maria Stella de Novaes, em Grande Vitória
●     Emef Mauro Braga, em Santa Tereza
●     Emef Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina (EJA Profissional)
●     Emef Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria (EJA Profissional)
●     Emef Prezideu Amorim, em Bonfim
●     Emef Professor Admardo Serafim de Oliveira, em Gurigica
●     Emef Suzete Cuendet, em Maruípe (EJA Profissional)
●     Emef Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D'Arc (EJA Profissional) 

A rede de Vitória oferta também turmas de EJA Profissional, um trabalho pautado no desenvolvimento pessoal, educacional e profissional de cada adolescente, jovem, adulto e idoso matriculado na Educação de Jovens e Adultos integrada à educação profissional, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

São quatro cursos ofertados: Auxiliar Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Agentes de Informações Turísticas; Curso de Saúde, Meio Ambiente e Segurança; e Operador de Computador.

Carlos Antolini
Vitória com Você
Carlos Antolini
Vitória com Você

Voltar ao topo da página