Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória brilha sob a chuva na Maratona 2025

Publicada em | Atualizada em

Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


Marcos Salles
Maratona de Vitória
Marcos Salles
Maratona de Vitória

O domingo amanheceu cinzento em Vitória, com chuva forte e temperatura amena, mas nada foi capaz de esfriar o entusiasmo dos 3.500 atletas que se reuniram na Praça do Papa. A partir das 5h30, quase 900 maratonistas enfrentaram os 42 Km da prova completa, seguidos às 6h30 pelos 2.500 corredores da Meia Maratona (21 km), em uma demonstração épica de que determinação não tem tempo ruim.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pasolini, ressaltou a importância do evento para a cidade: "São mais de 7 mil atletas de 26 estados e cinco países reunidos para contemplar as belezas naturais de Vitória. A Maratona confirma toda essa vocação da cidade para o turismo, o esporte e o lazer. Vitória voltou a receber grandes eventos e é protagonista em nível nacional."

Marcos Salles
Maratona de Vitória
Marcos Salles
Maratona de Vitória

A voz dos campeões

Com milhares de passos e histórias cruzando a linha de chegada, a Maratona de Vitória é, sem dúvida, a maior prova da capital capixaba. Os campeões gerais de 2025 compartilharam suas emoções e desafios.

Leonardo Alves dos Santos, campeão geral dos 42 km, celebrou o retorno ao pódio: "Em 2023 tive o prazer de ser campeão da Maratona de Vitória, e foi muito marcante. Em 2024 não pude participar porque disputei a maratona de Florianópolis, que acontecia na mesma data. Agora, em 2025, voltei com a expectativa de fazer um grande tempo. O percurso apresentou alguns pontos com bolsas d'água, e eu já vinha do desgaste de outras maratonas, esta foi a minha quarta só neste ano. Mesmo assim, consegui manter a consistência. No terceiro ou quarto quilômetro já percebi que a prova seria minha. Foi uma satisfação enorme voltar e conquistar novamente o título em Vitória."

Maquezile Gabriel Pio, vencedor geral nos 21 km, destacou a organização: "Estou muito feliz por conquistar o título nos 21 km da Maratona de Vitória. A prova foi muito bem organizada, com uma estrutura excelente que ofereceu conforto e segurança para todos os atletas. Já participei dessa maratona em outras distâncias -- fui campeão dos 5 km e dos 10 km -- e este ano decidi migrar para os 21 km, alcançando mais essa vitória."

Gisele Carvalho, que se tornou tricampeã da Maratona de Vitória, falou sobre a conexão com a cidade: "É uma alegria enorme conquistar minha terceira vitória consecutiva aqui em Vitória. Sou de Minas e escolhi voltar justamente porque gosto muito da cidade. O clima é agradável e, neste ano, a organização me surpreendeu positivamente, estava ainda melhor. Vim com a expectativa de baixar meu recorde pessoal, não consegui desta vez, mas foi uma prova incrível. Essa cidade já faz parte da minha história como atleta."

Aquecimento econômico em cada passada

O impacto da maratona transcendeu as pistas, aquecendo a economia local. A chegada de mais de mil atletas de fora do Espírito Santo movimentou a rede hoteleira, que registrou ocupação próxima à capacidade máxima. Bares, restaurantes e serviços de transporte também tiveram um aumento significativo na demanda.

Luciano Forrechi, secretário de Governo, avaliou o sucesso do evento: "Tenho certeza de que a Maratona de Vitória tem mostrado a força e a importância que tem para a cidade, tanto no aspecto econômico e turístico, quanto pelo crescimento da procura. As 7 mil vagas se esgotaram com mais de dois meses e meio de antecedência. Isso é uma prova de que as pessoas querem praticar atividade física e ter qualidade de vida, o que também fomenta o turismo."

Estrutura completa e atrações musicais

A organização da maratona impressionou pela estrutura oferecida aos participantes. Pontos de hidratação foram distribuídos a cada 2,5 ou 3 quilômetros, com isotônico em locais estratégicos. Ambulâncias e banheiros ficaram à disposição dos atletas, que também contaram com a proteção de um seguro contra acidentes pessoais. O tempo limite foi de 6 horas para a maratona completa e 3 horas para a meia maratona.

Mas o que tornou a prova ainda mais especial foi a diversidade de atrações musicais: artistas como SambADM (pagode), Novo Império (escola de samba), DJ Marivaldo, DJ Luiz, Laio (baterista), Vinicius Ayres TRIO (rock), Vitor Falcão (voz e violão), Adel (violinista) animaram os corredores em diversos pontos do percurso.

Histórias de superação e paixão

Entre os participantes, histórias emocionantes de superação se multiplicaram.

Michell Raposo, de Guarapari, corre há 25 anos e considera a prova uma das mais organizadas do país: "Não abro mão de participar porque considero essa uma das provas mais organizadas do Brasil, que se preocupa com o atleta desde a hidratação e entrega de kits até o momento da dispersão no final de tudo."

Eliane Tavares, de Belo Horizonte, estreou na meia maratona em Vitória: "É a minha primeira meia maratona e estou super emocionada. Eu sou nova na corrida. Corro há apenas 3 anos."

Paulo Neto, de Marataízes, elogiou o clima: "A sensação é maravilhosa. Essa chuvinha que está caindo não me desanimou em nenhum momento. Quando o tempo está chovendo ou nublado, é melhor do que com sol."

Onde há esporte, há amor

Mais do que saúde e superação, a corrida também pode ser sinônimo de afeto. A maratona foi palco de histórias de casais que encontraram no esporte uma forma de fortalecer a relação.

Hérica Raach encarou pela primeira vez os 21 km da prova. Já seu marido, Gustavo Ribeiro, é mais experiente: esta foi a quarta vez que correu a distância. Para ele, a cada edição a Maratona de Vitória se supera.Todo ano está um pouco melhor e, para mim, já é a principal prova de Vitória e do Espírito Santo. O percurso é maravilhoso, a cidade é linda, o clima hoje estava perfeito para correr... foi simplesmente sensacional", afirmou.

Gustavo também destacou como a corrida fortalece o relacionamento do casal:
"Acredito que qualquer atividade física praticada a dois fortalece a relação. Você passa a organizar a rotina em função disso -- desde o horário de dormir até a alimentação e os treinos. Isso melhora o convívio e nos direciona para o mesmo objetivo."

Livia Valença e Pedro Damm transformaram um hábito despretensioso em uma rotina de conexão. Ao completar sua primeira meia maratona, Livia foi surpreendida por Pedro, que a encontrou no quilômetro 19 para acompanhá-la até a linha de chegada. "Foi inesquecível. Esse gesto me deu força e marcou a nossa história na corrida", contou.

Luciana e Sérgio Soto vieram de São Paulo para a prova. Ele enfrentou os 42km, e ela, os 21km. "É a terceira maratona que participo. É a primeira vez que corro em Vitória. Eu já tinha visto que ia chover, mas estou um pouco apreensiva porque acho que a água pesará um pouquinho", disse Luciana, que corre há 8 anos.

Matheus Tebaldi e Patrícia Cabral se conheceram em um grupo de corrida. Patrícia, que "cai da cama" para treinar às 5h, declarou: "Sensação de dever cumprido. Correr em Vitória é ainda mais especial, pois já conhecemos todo o percurso e podemos contemplar belos cartões-postais."

O casal Ana Paula Santos e Ricardo Macedo viajou de Apucarana, no Paraná, para unir o útil ao agradável: passear e correr em uma cidade que não conheciam. "Adorei a cidade, muito bonita e desenvolvida. Para a gente, que veio do interior, foi uma surpresa muito boa. Voltaremos com certeza", destacou Ricardo, já com vontade de morar na capital capixaba.

Segurança e trânsito organizados

Para garantir a segurança dos competidores e da população, a Guarda Municipal de Vitória implementou um rigoroso esquema de interdições. Mais de 50 agentes foram mobilizados, atuando desde as 4h30 da manhã até o meio-dia.

Os agentes asseguraram a circulação de veículos e o fluxo de pedestres, principalmente na orla, que recebeu um grande público.

Segundo o gerente de planejamento operacional de trânsito, Brunno Xavier, a operação foi considerada um sucesso. "Apesar de ser um evento de grande porte, que naturalmente gera transtornos temporários, conseguimos reduzir os impactos no tráfego com a presença dos agentes em pontos-chave. Ao meio-dia, o fluxo já havia retornado à normalidade na capital."

Os campeões do domingo

Confira o resultado dos primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino:

Geral masculino 42k

1. Leonardo Alves dos Santos - 02:27:01
2. Jose da Consolação Amaral Junior - 02:39:46
3. Tiago Vasconcelos dos Santos - 02:41:13
4. Juvenil Pereira Galvão - 02:44:21
5. Arthur Andrade Linhares - 02:47:39

Geral feminino 42k
1. Gisely Carvalho - 03:17:22
2. Claudiane Coelho de Sales - 03:18:47
3. Bruna Gonçalves Silva - 03:18:49
4. Bruna Cavallazzi Silveira - 03:21:28
5. Rosiane dos Santos Bispo - 03:21:33

Geral masculino 21k
1. Maquezile Gabriel Pio - 01:09:08
2. Jonilson Pinto Prates - 01:09:47
3. Diego Santos Barbosa - 01:13:38
4. Leonardo Bilich Abaurre - 01:14:52
5. Guilherme Daher Ferreira - 01:15:24

Geral feminino 21k
1. Yries Pereira - 01:25:29
2. Carolina Henrique Sardinha Silva - 01:27:08
3. Lyvia Rostoldo Macedo - 01:33:18
4. Tais de Souza Barros - 01:34:36
5. Daniela Almeida de Freitas - 01:34:37

PCD masculino 21k
1. Edimar de Paulo Coutinho - 01:45:59
2. Valdecir Nogueira da Silva - 01:49:49
3. Leandro Murta - 02:09:16
4. Joel Borges Campos - 02:14:06
5. Gabriel Silva Rodrigues - 02:37:59

PCD feminino 21k
1. Nayara Meireles dos Santos

Vitória no mapa mundial do atletismo

Com números recordes de participação e reconhecimento internacional, a Maratona de Vitória 2025 estabeleceu novos patamares para o atletismo capixaba. O evento não apenas movimentou a economia local, mas também projetou a capital como um destino obrigatório no calendário esportivo nacional e internacional.

Mais do que uma competição, a Maratona de Vitória se consolida como uma celebração do movimento, da superação e da união entre pessoas que acreditam que cada passo pode transformar sonhos em realidade. Nem a chuva matinal foi capaz de diminuir o brilho de um evento que, mais uma vez, provou que os capixabas sabem como receber o mundo de braços abertos.

Marcos Salles
Maratona de Vitória
Marcos Salles
Maratona de Vitória