Notícias

Vitória atinge quase 99% de índice de abastecimento de medicamentos

Publicada em 22/02/2024, às 13h30 | Atualizada em 22/02/2024, às 13h32

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Mariana Santos


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Medicamentos em Farmácia de Unidade de Saúde.
Medicamentos em Farmácia de Unidade de Saúde. (ampliar)

Na última segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) alcançou o maior índice de abastecimento de medicamentos desde o ano passado: 98,74%. Esse número é maior que a meta estipulada pelo município, de 93%, e bem superior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Atenção Básica, que é de 80%. Quanto maior esse índice, maior é a garantia de que os pacientes terão acesso aos medicamentos prescritos para seus tratamentos de saúde.

"Alcançar quase 100% de índice de abastecimento de medicamentos só reforça o nosso compromisso com os munícipes da capital. Em Vitória, a nossa prioridade é cuidar das pessoas. Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais esse índice, garantir o medicamento ao nosso morador e melhorar a qualidade de vida do cidadão", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

A gerente da Assistência Farmacêutica de Vitória, Sheila Zambon, explica que uma equipe de profissionais monitora a cadeia produtiva e logística dos medicamentos adquiridos pelo município, permitindo assim identificar com antecedência algum problema na aquisição e, desta forma, tomar as medidas necessárias para evitar seu desabastecimento para a população.

"Na pandemia, todos fomos afetados. Depois houve o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Mas felizmente, com muito trabalho, nossos índices sempre ficaram acima do recomendado pela OMS e próximos da meta municipal de 93%  de abastecimento".

Painel de Medicamentos

Essas e outras informações sobre medicamentos em Vitória estão disponíveis no Painel de Medicamentos, uma ferramenta que permite a pesquisa do estoque de medicamentos por unidades básicas de saúde do município com atualização diária. Os cidadãos também tem acesso às informações sobre o índice de abastecimento, número de receitas atendidas e medicamentos dispensados, além de seus históricos na rede municipal de saúde a partir de 2023.

Medicamentos

A Secretaria de Saúde fornece, gratuitamente, medicamentos necessários aos tratamentos prescritos por profissionais habilitados da rede municipal de saúde e serviços conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso aos medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune), o usuário precisa estar cadastrado na Unidade de Saúde mais próxima do bairro onde reside.


Voltar ao topo da página