Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória amplia novamente, em mais 50%, atendimentos especializados a pessoas com deficiência

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Duarte
Vitória amplia novamente, em mais 50%, atendimentos especializados a pessoas com deficiência
Renovação do contrato e ampliação dos atendimentos especializados para pessoas com deficiência intelectual, múltipla e à criança com alto risco para alterações no desenvolvimento neuropsicomotor. (ampliar)

A Prefeitura de Vitória celebrou, na tarde desta quarta feira (29), a renovação do contrato e ampliação dos atendimentos especializados para pessoas com deficiência intelectual, múltipla e à criança com alto risco para alterações no desenvolvimento neuropsicomotor.

O número de consultas e exames para esse público passa de 87.384 para 131.436 atendimentos anuais, representando uma ampliação de 50,41% nos atendimentos especializados, que ocorrerão na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e na Vitória Down.

Com os novos contratos, serão ampliadas as ofertas de serviços em psicologia, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria infantil, geneticista e neurologia infantil, oficinas e atendimentos em grupo, atendimentos aos familiares e cuidadores, teleconsultas médicas e teleconsultas com multiprofissionais.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a secretária de Saúde, Magda Lamborghini; a vice-presidente da Apae, Eliana Caus; a presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú; a vice-presidente da Vitória Down; Carolina Laura Brancato, representantes da Associação Capixaba de Paralisia Cerebral; equipe da Secretaria de Saúde (Semus), vereador Davi Esmael e demais autoridades locais.

Pazolini agradeceu a presença das famílias que prestigiaram o evento e tornaram a solenidade um momento emocionante de celebração da vida, da resiliência e da inclusão. "Vitória se orgulha muito de ser uma cidade inclusiva, que acolhe, que cuida. Momentos como esse trazem muitas reflexões, aprendizados e nos enriquecem como seres humanos. Obrigado por compartilharem esse momento conosco, vocês nos inspiram a escrever novas histórias. Graças a nossa sinergia temos produzido resultados que pareciam intangíveis. Hoje nós vemos que conseguimos atingir vários e vários objetivos e eu tenho certeza que com essas parcerias nós vamos conseguir atingir resultados ainda mais expressivos", disse emocionado.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou como os serviços buscam atender a esse público de forma integral. "Essa ampliação dos atendimentos é feita com muito cuidado, buscando a integralidade, a humanidade e a inclusão. A ampliação das teleconsultas veio após ouvirmos das instituições que muitas famílias encontravam dificuldades de se deslocar para os atendimentos e isso comprometia a continuidade do cuidado. Já as rodas de conversas e oficinas têm como objetivo de cuidar de quem cuida, com espaços para a escuta dos cuidadores. Então, essa é uma ampliação pensada na integralidade do cuidado", explicou Lamborghini.

Leonardo Duarte
Vitória amplia novamente, em mais 50%, atendimentos especializados a pessoas com deficiência
Renovação do contrato e ampliação dos atendimentos especializados para pessoas com deficiência intelectual, múltipla e à criança com alto risco para alterações no desenvolvimento neuropsicomotor.

Junto às famílias que participaram do evento e reconheceram a importância da iniciativa, estavam os pais do jovem Gael, de 15 anos, Luiz Eduardo e Alessandra Gama. "Uma das coisas que aprendemos como pais atípicos é a dar valor a coisas que normalmente não se costuma dar valor. Por isso, pequenas conquistas, que parecem detalhes para muitas pessoas, para nós fazem muita diferença em nossas vidas. E ver pessoas que não vivem situações atípicas se comprometendo com essa causa, não é só algo emocionante como também gratificante, porque conseguimos ter esperança de uma sociedade melhor para todos, inclusive para nossas crianças atípicas", declarou Luiz Eduardo.

Mecilene da Silva Corrêa, mãe do Felipe, de 22 anos, e do Samuel, de 4 anos, que também estiveram presentes, emocionou a todos contando sua história e demonstrando gratidão pelos serviços especializados que contemplam seu filho mais novo. "Eu sinto um carinho muito grande, muita gratidão, por esse olhar diferenciado que a Prefeitura tem tido para as famílias com pessoas com deficiência. Eu não sabia como era ter um filho com deficiência e hoje tudo o que eu sei foi porque eu corri atrás. É difícil, é muito difícil, mas a gente consegue. E hoje sou grata a Deus todos os dias pela vida do meu filho. Então, eu como mãe, só tenho a agradecer"

Investimento contínuo: quase 200% de ampliação de atendimentos nos últimos 4 anos

Desde 2022, Vitória vem ampliando o número de atendimentos para pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista. No primeiro ano, a oferta passou de 44.628 atendimentos anuais para 68.628. E em 2024, Vitória aumentou novamente essa oferta para 87.384. Com a ampliação deste ano, 2025, o município mais que dobra a oferta de consultas e exames para esse público nos últimos quatro anos, aumentando 194,51% esse atendimento especializado.