Notícias

Vitória adota revezamento diário na rede de ensino para o segundo semestre

Publicada em 20/07/2021, às 17h12

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Jansen Lube/PMV
Retorno as aulas ano letivo 2021
Estudantes de toda a rede municipal serão divididos em dois grupos para o rodízio diário nas unidades de ensino (ampliar)
Jansen Lube/PMV
Sala de Aula do CMEI Sinclair Philips com os protocolos de segurança
Todas as crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) vão entrar no esquema de revezamento diário (ampliar)

O segundo semestre letivo na rede municipal de ensino começa com mudanças. Um grupo de estudantes estará nas salas de aula às segundas, quartas e sextas-feiras e o outro grupo, às terças e quintas. Na semana seguinte, há a inversão.

O revezamento entre as turmas "azul" e "laranja" será diário. A novidade será colocada em prática a partir da próxima segunda-feira (26 de julho).

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) já vinha estudando a mudança no revezamento por razões pedagógicas, pois a alternância diária permite um vínculo mais próximo dos estudantes com a escola.

Diálogo

Na consulta realizada junto às famílias, o rodízio diário foi o preferido por quem tem os filhos matriculados na Educação Infantil. No Ensino Fundamental, a opinião foi que o revezamento deveria continuar sendo semanal. A equipe pedagógica avaliou, porém, que não seria possível manter dois modelos diferentes de revezamento na rede.

Por questões de adaptação das crianças menores e do início do revezamento na Educação Infantil, devido ao retorno dos grupos 3 e 4 aos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a partir de 2 de agosto, a Seme decidiu pelo revezamento diário em todas as unidades de ensino.

"Nós consideramos a opinião das famílias, esse diálogo com a sociedade é muito importante para a Secretaria de Educação, mas, também, as questões pedagógicas e, especialmente, os processos de ensino-aprendizagem. Por isso, avaliando um cenário mais amplo da nossa rede de ensino, optamos pelo revezamento diário", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Como fica o revezamento

Em Vitória, as aulas retornaram nesta terça-feira (20) para os grupos 5 e 6 da Educação Infantil, para os estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No entanto, a mudança no revezamento começa a valer somente na semana que vem, inclusive na Educação Infantil (grupos 3, 4, 5 e 6). Na primeira semana, o grupo azul estará na escola na segunda, na quarta e na sexta-feira. Já o grupo laranja estudará na terça e na quinta-feira. Na semana seguinte, haverá a inversão: grupo laranja na segunda, quarta e sexta e azul na terça e quinta-feira.

Entenda o revezamento

Ensino Fundamental e Educação Infantil

Semana 26 a 30 de julho

  • Segunda, quarta e sexta-feira: grupo azul na escola
  • Terça e quinta-feira: grupo laranja na escola

Semana 2 a 6 de agosto

  • Segunda, quarta e sexta-feira: grupo laranja na escola
  • Terça e quinta-feira: grupo azul na escola
Divulgação Seme
Revezamento dos estudantes
Divulgação Seme
Revezamento dos estudantes

Voltar ao topo da página