Notícias

Vitória abre agendamento on-line para vacinar trabalhadores ativos da saúde

Publicada em 20/02/2021, às 14h55

Por Felipe Mansur, com edição de Felipe Mansur


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Vacinação Covid Segunda dose ILPI
23.061 pessoas já foram vacinadas em Vitória (ampliar)

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) abre, neste domingo (21), agendamento on-line para vacinar trabalhadores ativos da saúde.

"O agendamento online será aberto às 12 horas deste domingo e a vacinação realizada na segunda (22). Para os trabalhadores ativos da saúde com 60 anos ou mais a ação será unidade de saúde da Praia do Suá. Para os demais trabalhadores ativos da saúde a vacinação será realizada nas Unidades de Saúde Maruípe, Vitória e Santo Antônio”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.

Para fazer o agendamento online basta acessar o link www.agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória On-line.

Trabalhadores da saúde


De acordo com a definição do Ministério da Saúde, trabalhadores da saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais que possuam Código Nacional de Estabelecimento de Saúde.

Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Documentos


Os trabalhadores da saúde devem apresentar um dos documentos: crachá + declaração do serviço de saúde onde atua; contracheque; contrato de trabalho; carteira de trabalho ou carteira do conselho de classe + declaração do serviço de saúde onde atua.

No caso dos acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio regular hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, deverá ser apresentada declaração emitida pela coordenação do curso descrevendo o período e o local onde é o estágio.

Considera-se abrangidos para a vacinação apenas os estagiários em regime intensivo, com jornada semanal de 20 horas, que estejam frequentes e com ação direta em serviços de saúde.

Demais grupos


Para ampliar a vacinação para os demais grupos, a Semus aguarda a chegada de novas doses.

 


Voltar ao topo da página