Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória 474 anos: modernização garante mais mobilidade, melhor sinalização e iluminação na cidade

Publicada em

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Indústria, inovação e infraestrutura

Leonardo Silveira
Rua da Lama - Reforma
Ciclovia da Rua da Lama - A Setran investiu na sinalização em sua malha cicloviária, requalificando os 40 km de ciclovias, 25 km de ciclofaixas e 5,1 km de ciclorrotas. (ampliar)
Jansen Lube
Estacionamento Centro de Vitória
Desde de 2021 foram criadas aproximadamente 600 vagas gratuitas de estacionamento em Vitória. O novo estacionamento na Marechal Mascarenhas de Moraes conta com 128 vagas. (ampliar)

Uma série de medidas e investimentos trazem melhorias diárias à mobilidade e a iluminação pública na capital. Desde 2021, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) executa, incansavelmente, ações que garantem segurança e qualidade de vida aos moradores e visitantes da capital.

Após duas décadas sem investimentos, o parque semafórico evoluiu em modernização ao longo da gestão utilizando a tecnologia em 4G e preparando o sistema para receber a tecnologia 5G.

Após alcançar 100% de comunicação da rede semafórica do sistema de controladores dos conjuntos semafóricos, em 2023, todos os 90 nobreak's também receberam essa comunicação, otimizando o acionamento da EDP. Passou a ser possível identificar a hora em que o equipamento foi acionado para fornecimento de energia e quanto tempo é necessário para execução do serviço da concessionária.

Com a melhoria, é possível identificar a intercorrência no equipamento, como problemas de bateria, inversor ou carregador. A Setran possui uma Central semafórica, de onde técnicos e gestores controlam o tráfego em tempo real fazendo ajustes quando necessário e em horários de pico.

Somente em 2024, as manutenções corretivas e programadas de sinalização semafórica totalizam em 2374 registros, sendo 934 chamados atendidos pelo canal de comunicação 156 e as demais constatadas por ações de fiscalização atuando em 1.440 ações corretivas, preventivas e de fiscalização. Foram trocados 72 estruturas semafóricas enferrujadas e 109 semáforos veiculares e de pedestres enferrujados/desgastados pelo tempo.

Ciclovia

A Setran investiu na sinalização em sua malha cicloviária, o que demonstra o compromisso com uma mobilidade sustentável. A cidade conta com 40 km de ciclovias, 25 km de ciclofaixas e 5,1 km de ciclorrotas. Nos últimos anos, a atual gestão expandiu essa infraestrutura com a implantação de novas ciclovias, incluindo a da Avenida Rio Branco, na região do bairro Praia do Canto, e a da Orla de São Pedro, região da baía continental de Vitória, que proporciona o pôr do sol mais incrível do Brasil.

Para a expansão da malha cicloviária em Vitória é considerado em seu planejamento a realização de estudos detalhados da cidade. Fatores como fluxo de tráfego, segurança, topografia, necessidades dos usuários, sinalização e manutenção, entre outros, são considerados e serão contemplados em novos projetos da Prefeitura.

Estacionamento

Desde o início de 2021, foram criadas, aproximadamente, 600 vagas gratuitas de estacionamento em Vitória. Um dos maiores foi o novo estacionamento na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes Beira-Mar, no Centro, com 128 vagas. Outras deverão ser criadas na Mata da Praia, na Vila Rubim e novamente no Centro ainda este ano. Em 2024, foram demarcados, aproximadamente, 45 mil m² em sinalização como: legendas, faixas de pedestre, retenção, eixo, quebra-molas, canalizações, etc.

Educação para o trânsito

Na capital, a Prefeitura desenvolve políticas de educação e segurança no trânsito para diversas faixas etárias. Além de conscientizar crianças e jovens, da educação infantil ao ensino superior, as atividades educativas de trânsito são realizadas também com grupos da terceira idade e com pessoas com deficiência. Minitrânsito, maquetes, atividades de rua, palestras, oficinas pedagógicas são algumas das principais atividades desenvolvidas.

Em 2024, foram cerca de 25 mil abordagens nos mais diversos locais. E, em 2025, foram mais de 12 mil no primeiro semestre. As ações têm por objetivo fomentar a educação no trânsito para sensibilizar os cidadãos de Vitória em relação à boa convivência e ao respeito às leis de trânsito, por meio de ações e campanhas, buscando uma redução significativa nos números de acidentes de trânsito.

Porta a Porta

O serviço Porta a Porta possuía, no início desta gestão, um atendimento precário com veículos obsoletos e alto custo à secretaria sem que o usuário estivesse satisfeito. Motivado pelo desinteresse do antigo prestador em renovar o contrato de prestação de serviço, foi formalizada a contratação por meio de credenciamento e são bons os atuais frutos com o novo modelo de execução do contrato.

A média de viagens deste ano, até junho, foi de 2.245 viagens realizadas mês, a maior desde que o sistema foi implantado, com 501 usuários cadastrados, aptos a utilizarem o transporte. Esse expressivo aumento nos atendimentos foi possível graças à chegada de mais dois veículos na frota, que passou a operar com doze veículos com vans e Spin.

As motivações para a reserva dos veículos são diversas: Trabalho, estudo, compromissos variados, participação em eventos, consulta médica e também para o lazer bastando fazer o prévio agendamento.

Iluminação

A iluminação de Vitória está moderna e sustentável, fazendo com que Vitória tenha um parque de iluminação com tecnologia avançada, que permite minimizar os impactos ambientais com o descarte de materiais nocivos e a economia de energia elétrica.

O projeto contempla vias internas dos bairros, os principais corredores de Vitória, além de revitalização da iluminação das praças, Iluminação de realce em monumentos da cidade. As lâmpadas direcionam melhor a luz, tornando a iluminação mais uniforme e, assim, aumentam também a visibilidade para pedestres, motoristas e ciclistas, além de oferecer maior segurança.

Somente em 2024, foram recuperados 201 pontos críticos de iluminação pública, com restabelecimento de 6.831 luminárias e instalação de 17.552 lâmpadas. O investimento foi feito para equipar Vitória com luminárias LED, num investimento de R$16 milhões.

Nos últimos anos, tem sido destaque também a iluminação de Natal por toda a cidade e no Sambão do Povo, onde o desfile das escolas de samba ocorre. Além disso, o Viaduto Caramuru, a Catedral Metropolitana de Vitória e o Palácio Jerônimo Monteiro (sede da Prefeitura) têm recebido iluminação com cores especiais mês a mês, em alusão a datas que celebram importantes movimentos consolidados de sensibilização e prevenção de doenças.

Foto Divulgação
Ação de educação para o trânsito da Setran
A PMV fomenta a educação no trânsito para sensibilizar os cidadãos de Vitória em relação à boa convivência e ao respeito às leis, por meio de ações e campanhas.
Marcos Salles
Entrega dos veículos do Programa Porta à Porta
O serviço Porta a Porta, que conta com 501 usuários cadastrados, teve sua frota renovada. (ampliar)

Bike Vitória

Investir em qualidade de vida é acreditar que novos modais trarão benefícios. Atualmente, Vitória conta com 35 estações de bicicletas para adultos e três para bicicletas infantis, totalizando 38 estações. A Setran planeja ampliar as estações em parceria com parceiras do Bike Vitória. Nos últimos anos, foram instaladas novas estações em Jardim Camburi, na avenida Nossa Senhora da Penha, na Enseada do Suá (Aquaviário) e na Praça de Itararé e todas as estações foram remodeladas para maior conforto dos usuários.

Em 2025, o sistema de bicicletas compartilhadas de Vitória registrou uma média de 20 mil viagens mensais. Estas melhorias visam atender à alta demanda e adicionar bicicletas reserva. Projeto de 10 estações do Bike Vitória estão em estudo. O Bike Vitória já teve mais de 2 milhões de viagens realizadas por adultos e mais de 27 mil por criança.

Conversão

Outra iniciativa da atual gestão foram os 38 diferentes cruzamentos escolhidos de maneira criteriosa e já sinalizados com Conversão à Direita. Não haverá multas, mas orientação. A intenção é educar e que todos colaborem seguindo à direita e atentos às faixas e aos pedestres, que terão prioridade quando estiverem atravessando as ruas. A quantidade de lugares sinalizados deverá ser ampliada.

A análise da viabilidade da implantação considerou a geometria e circulação dos cruzamentos, a visibilidade dos pedestres, os possíveis conflitos, os fluxos opostos, os tempos semaforizados, além da demanda de passagem de pedestres e a intensidade de fluxo nas pistas.

Motos

A faixa de retenção de motos foi outra novidade. São 28 pontos na avenida Nossa Senhora da Penha. A sinalização consiste em uma área demarcada nas vias urbanas, exclusiva para este tipo de veículo. Ela fica localizada antes da faixa de pedestres, onde as motocicletas devem parar nos sinais vermelhos.

Mobilidade

O Plano Municipal de Mobilidade é estruturante para toda a cidade e passou por importantes fases nos últimos anos, sendo uma delas a análise em diversas regiões. Impacto de intervenções, estruturação de sentidos, movimentos nas imediações de bairros e fluxo em horários e pontos diversos, entre outros.

Técnicos especializados da empresa contratada visitaram residências e também fizeram a contagem de veículos por meio do uso de câmeras de filmagem em pontos determinados da capital. A fase de prognóstico segue em curso e o plano deverá ser finalizado até o final do ano.

Para a elaboração do Plano de Mobilidade VIXMOB foi contratado um Consórcio. Os estudos foram subdivididos em fases: pesquisas diversas, inventário das vias do município, percepção da população sobre mobilidade e seus deslocamentos nos diversos modais. O resultado das pesquisas preliminares permitiu a elaboração de um diagnóstico da mobilidade atual e, a partir disso, foram subsidiadas propostas que nortearão as futuras intervenções.

Passadas todas as etapas de recebimento seguiu-se a coleta de dados com diversas pesquisas de campo e institucionais. Atualmente, o contrato encontra-se em etapa de finalização.

Abrigos de ônibus

Nesta gestão, foram trocados 300 abrigos em Vitória, pois não estavam em boas condições pelo desgaste do tempo. Está em fase de elaboração o termo de referência para aquisição de novos abrigos e manutenção dos existentes. Após estudos técnicos, será lançada licitação para contratação de manutenção dos abrigos de Vitória.

Táxi Vix

O Táxi Vix é um aplicativo desenvolvido para modernizar o serviço de táxis em Vitória, oferecendo mais comodidade, praticidade e eficiência tanto para passageiros quanto para motoristas. Moradores de Vitória poderão solicitar corridas diretamente pelo celular ou acessar a ferramenta no site da Prefeitura. O serviço estará disponível já em setembro.

Há economia de tempo, o que torna o deslocamento mais prático. O aplicativo permitirá pagar a corrida por meios digitais, o que traz mais facilidade e comodidade, diminuindo a necessidade de usar dinheiro em espécie. A tecnologia do Táxi Vix melhorará a qualidade do atendimento e facilitará o dia a dia dos taxistas. Os motoristas também podem negociar o preço das corridas quando houver. Passageiros contarão com um serviço mais organizado e acessível, o que beneficia diretamente os moradores de Vitória e turistas.

Fluxo de veículos

A Setran planejou e fez mudanças no trânsito em Caratoíra, um dos mais antigos e maiores gargalos na capital e ponto de grande movimentação onde seis vias se cruzam ao mesmo tempo num único cruzamento.

A mudança foi feita no cruzamento entre as ruas Professor Heráclito Pereira e Presidente Arthur Bernardes, com a ladeira José Bittencourt. O objetivo da alteração foi organizar o fluxo e evitar congestionamentos. Por ali, passam diariamente milhares de pessoas que seguem para bairros como Santo Antônio, São Pedro e Morro do Quadro precisando atravessar a pista era risco constante. Novas sinalizações e semáforos foram instalados pela Prefeitura.

As mudanças prometem melhorar o fluxo na região e ajudar os motoristas e pedestres que circulam pelo cruzamento. As alterações também incluem mudanças de sentido nas vias: quem vem da Rodoviária para Santo Antônio agora precisa usar a Rua Ernesto Bassini, que virou mão única.

Já o trajeto no sentido contrário, deve ser feito pela Rua Agostinho de Oliveira. Além disso, uma rotatória foi construída na outra ponta da Rua Ernesto Bassini para melhorar a fluidez do trânsito.

Algumas vias da capital ganharam faixas elevadas necessárias em pontos onde a movimentação de comércio e moradores é intensa de acordo com questões técnicas que permitem sua instalação.

Avanços

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, a Infraestrutura de trânsito refere-se ao conjunto de estruturas, equipamentos e tecnologias projetados para facilitar e gerenciar o fluxo de veículos, pedestres e outros modos de transporte na área urbana.

"E foram inúmeros os avanços que tivemos desde o início de 2021. Nosso objetivo é garantir a segurança, eficiência e a fluidez do tráfego. Tivemos coragem e responsabilidade e estamos atentos aos cruzamentos, semáforos e faixas de pedestres, uma enorme responsabilidade, pois são lugares abertos 24 horas do dia", destacou o secretário.

Alex Mariano disse que as ações nos últimos anos foram significativas e serviram para melhoria da segurança, à redução de congestionamentos com mudanças de sentido em alguns pontos, aumento da eficiência, facilitação de acessos, além de mitigar conflitos que persistem há anos.

"Uma boa infraestrutura é complexa e fundamental para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida na cidade. Com muito zelo e planejamento temos buscado soluções e resultados", destacou o gestor.

Marcos Salles
Instalação do Bike Vitória na Praça do Papa
Vitória conta com 35 estações de bicicletas para adultos e três para bicicletas infantis, totalizando 38 estações. Recentemente, a frota teve substituição de 90 bicicletas por "magrelas" novinhas. (ampliar)
Jansen Lube
Nova Iluminação Ponte Seca - Portal do Principe
Nova Iluminação Ponte Seca - Portal do Príncipe. A iluminação de Vitória está moderna e sustentável, fazendo com que Vitória tenha um parque de iluminação com tecnologia avançada. (ampliar)