Notícias

Vitória 468: cidade cada vez mais segura

Publicada em 04/09/2019, às 08h00

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação PMV
Cerco Inteligente de Segurança
Cerco garante agilidade para equipes recuperarem veículos furtados ou roubados ou usados para cometer outros tipos de crimes

Vitória completa, no próximo domingo (8), 468 anos de história. Além de celebrar o aniversário da capital, os moradores podem comemorar a queda nos índices de crimes contra o patrimônio desde a instalação do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória.

O sistema, pioneiro no Estado, garante maior agilidade para a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar recuperarem veículos furtados ou roubados ou usados para cometer outros tipos de crimes.

Números da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) apontam diminuição dos índices. De janeiro a julho de 2018, foram 638 veículos furtados ou roubados. Em 2019, no mesmo período, são 440. Isso representa uma redução de 31% nesse tipo de crime.

"Os recursos operacionais de segurança implementados pela Prefeitura de Vitória, como o videomonitoramento e o Cerco Inteligente de Segurança, são responsáveis por essa redução. Junto a esses recursos, podemos destacar o trabalho da Guarda Municipal em parceria com a Polícia Militar para garantir a segurança na cidade", explicou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Cerco

Leonardo Silveira
Prefeito Inaugura Reforma da Central de Vídeo Monitoramento
Se o carro passar por alguma das 18 barreiras instaladas na capital, um alarme vai disparar na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom)

Em funcionamento desde abril de 2018, o Cerco Inteligente de Segurança já ajudou a recuperar 182 veículos. Sempre que um carro é furtado ou roubado e o dono registra a ocorrência, imediatamente a placa do veículo vai para o sistema do Cerco Inteligente. A partir daí, se o carro passar por alguma das 18 barreiras instaladas na capital, um alarme vai disparar na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom).

O veículo, então, é fotografado pelo sistema e os agentes da Central avisam às equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar que estão na rua. Ele passa a ser acompanhado em tempo real pelas 230 câmeras de videomonitoramento da cidade. Todas as informações são passadas via rádio para os agentes do patrulhamento.

Além de coibir a prática de crimes contra o patrimônio e ajudar a recuperar veículos furtados ou roubados, o Cerco Inteligente de Segurança contribui também para a prisão de criminosos e de pessoas com mandados de prisão em aberto, conforme os dados da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Dados Cerco Inteligente de Segurança

Veículos recuperados: 182
Pessoas presas: 227
Associação criminosa: 66 abordagens
Pessoas presas: 77


Voltar ao topo da página