Notícias

Vitória 468 anos: tecnologias facilitam vida dos moradores na cidade inteligente

Publicada em 05/09/2019, às 16h14

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Agendamento Online pelo Smartphone/Celular
Ferramentas on-line facilitam a vida dos moradores da capital
Foto Divulgação
Sistema de Agendamento Online
Sistema de agendamento on-line oferta variados serviços para a população

Antes mesmo de celebrar 468 anos, Vitória já lançou várias tecnologias, buscando se tornar cada vez mais eficiente, criativa e humana, um presente para os seus moradores.

Com uma política municipal de inovação, entregou mais de 10 soluções tecnológicas, desenvolvidas pela Subsecretaria Tecnologia da Informação (Sub-TI) em parceria com as outras secretarias municipais, que transformaram a vida das pessoas.

Acessar a internet pública gratuita em toda a cidade, fazer matrícula on-line, marcar uma consulta sem ter que enfrentar fila na unidade de saúde, cadastrar-se para vaga de emprego, pedir algum serviço da Prefeitura de qualquer lugar a qualquer hora, são alguns dos serviços.

Premiações

O sucesso enquanto cidade inteligente gerou reconhecimento nacional na categoria "Saúde" por quatro vezes, de 2015 a 2018, e duas vezes na Educação, em 2016 e 2018.

No ano passado, foi classificada como primeiro lugar geral entre as cidades com 500 mil habitantes no Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes e Conectadas) por maior potencial de desenvolvimento por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

Em julho deste ano, o Cerco Inteligente de Segurança também foi premiado no Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019.

"Somos pioneiros no estado no desenvolvimento de tecnologias que melhoram a vida das pessoas, garantindo qualidade de vida com menos deslocamentos, atendimento 24 horas e rapidez na prestação dos serviços. Essa cultura de inovação mudou nossa cidade e imprime, em sua história, um futuro cada vez mais informatizado. Vamos trabalhar para entregar muito mais produtos", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Confirma Vitória otimiza a oferta de vagas a consultas médicas na rede municipal
Leonardo Silveira
Área de Internet Livre e fachada da Unidade de Saúde Bairro do Quadro
Vários pontos oferecem rede de internet gratuita na cidade
Projetos

Cerco Inteligente de Segurança

No total, 182 veículos apreendidos até o momento com o Cerco Inteligente de Segurança, um sistema de videomonitoramento dos principais pontos da cidade que identifica veículos furtados e roubados.

Agendamento online

Do conforto de casa e sem filas, é possível agendar consultas médicas e vacinas, atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), matrículas nas escolas municipais, orientações sobre obras de Calçada Cidadã, aprovação de projeto, emissão de Carteira de Trabalho, pedido de Seguro Desemprego e Carteira de Trabalho. Basta acessar o agendamento.vitoria.es.gov.br.

Confirma Vitória

Além de agendar as consultas, é possível confirmar presença ou desmarcar previamente, garantindo que a vaga volte a ser ofertada para quem espera. O Confirma Vitória gera economia de pessoal e recursos. Para se ter uma ideia, 6.738 vagas de consultas agendadas, em julho deste ano, que seriam perdidas pela falta dos pacientes, puderam ser reaproveitadas com esse sistema.

Prontuário eletrônico

Projeto premiado nos Estados Unidos por virtualizar os dados do paciente produzidos em formatos diversos (atestado, receita, radiografia e ultrassonografia), em diferentes épocas, profissionais e locais.

Assinatura digital

Todos os médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos e auxiliares de Enfermagem da rede municipal de saúde usam assinatura digital para os registros nos prontuários dos atendimentos realizados nas unidades de saúde, prontos-atendimentos e centros de especialidades.

Ela é uma assinatura eletrônica que resulta de uma operação matemática única, exclusiva e sigilosa atribuída pelo computador a cada documento, permitindo garantir a sua origem, autoria e integridade.

Rede Bem Estar (RBE)

É um programa de gestão de saúde que interliga os dados dos equipamentos de saúde (farmácias, laboratórios, pronto-atendimento, unidades de saúde, consultórios odontológicos, centros de referência e centros de especialidades) em um único sistema.

Bem-estar animal

Site que oferta diversos serviços gratuitos para os donos dos animais e Organizações Não-Governamentais . Além de encontrar cães e gatos para adoção, disponibiliza dados sobre ajuda financeira e trabalho voluntário sobre a causa.

Vitória Online

Mais de 220 pontos de internet pública gratuita na cidade. Basta ligar o wi-fi no celular e fazer um cadastro simples para navegar na rede Vitória Online sem limitação de tempo.

Aplicativo Vitória Online

Possui os serviços públicos municipais na mão, como o Fala 156 virtual. Baixe o aplicativo na loja virtual do seu celular.

Matrícula online

Foi desenvolvido o cadastro online de gerenciamento de vagas, que permite o cadastramento unificado das matrículas e a geração automática, integrada e em tempo real, de vagas, por escola. Também é ofertado o Boletim Online, que traz boletim do aluno, horários, calendário escolar, rematrícula e declaração de matrícula.

Trabalha Vix

Espaço onde são divulgados vagas de empregos, cursos, dicas do mercado de trabalho e informações do Sine Vitória – Agência Municipal do Trabalhador. Acesse aqui.

Procon Online

Acesse os serviços do Procon sem sair de casa. É oferecido atendimento on-line para registro de dúvidas, consultas e acompanhamento de processos administrativos. Após análise prévia do caso, a equipe do Procon de Vitória envia uma mensagem orientando sobre os seus direitos ou solicitando o envio de documentos e outros dados.

Imagem divulgação
Portal de Bem-Estar Animal
Site oferta diversos serviços gratuitos para os donos dos animais e Organizações Não-Governamentais
Divulgação PMV
Cerco Inteligente de Segurança
Cerco Inteligente de Segurança já ajudou a recuperar 182 veículos furtados ou roubados

Voltar ao topo da página