Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vitória 468 anos: curiosidades na avenida histórica que leva nome da cidade

Publicada em 06/09/2019, às 18h56

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM


Elizabeth Nader

Panorâmica da Avenida Vitória

Via possui um papel fundamental no direcionamento da expansão e do crescimento da cidade de Vitória

Quem passa pela avenida Vitória hoje não imagina que ela é uma via histórica e cheia de curiosidades. Ela era a antiga "estrada de rodagem" da capital. Foi a primeira via que ligou o Centro, que até o início do século XX correspondia a “toda cidade”, até as praias ao leste da ilha.

Ela fazia parte do projeto do Novo Arrabalde, do engenheiro sanitarista Francisco Rodrigues Saturnino de Brito, datado de 1896. Foi o primeiro plano de expansão de Vitória. Saturnino, depois, desenvolveu mais de 40 planos em todo Brasil.

Contratado pelo então presidente de Estado, Muniz Freire, ele planejou uma área seis vezes maior que o Centro de Vitória na região dos bairros Praia do Canto, Barro Vermelho, Praia do Suá, Santa Lúcia e parte de Itararé, que era semialagadiça, dificultando a ocupação.

Ele promoveu condições ideais de salubridade e modernidade, desejadas no final do século XIX. A antiga estrada de rodagem desempenhou a importante função de ligação da região central e a nova área, além de promover o acesso à antiga Vila Monjardim, atual bairro de Jucutuquara, e à Vila Hortícula, que deu origem ao bairro Horto.

Nome

Desde sua criação, a avenida é popularmente conhecida como Vitória. Mas houve uma tentativa de mudança no logradouro. Em 1960, a Câmara de Vitória chegou a aprovar o nome de “avenida Ministro Eurico Salles”, mas ele não foi aceito pelos capixabas, que continuaram a usar o nome da cidade.

Considerando este fato, em 2006, foi aprovada nova lei (6633/06) que oficializou o nome da via de “avenida Vitória”, com a justificativa de que é a denominação usada pelos moradores.

A via de ligação possui um papel fundamental no direcionamento da expansão e crescimento da cidade de Vitória e constitui até os dias atuais em importante eixo da malha viária da capital.

Perfil

Hoje, seu traçado perpassa 11 bairros, concentrando os deslocamentos dos moradores. Atualmente, a avenida Vitória tem um perfil comercial, com 120 lotes com esse uso. Já o residencial ocupa 20 lotes. Com lojas no térreo e apartamentos, há 25 lotes. Outros ou sem uso são 30.

"É uma avenida tradicional na cidade, com grande potencial de desenvolvimento. Temos uma legislação urbana moderna que incentiva a ocupação nesse importante corredor, que conta com ótima infraestrutura. É uma via importante para Vitória, que merece todo nosso amor nesse aniversário de 468 anos", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e resposnável pela Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Dados

Início: Avenida Princesa Isabel
Término: Avenida Cézar Hilal
Bairros por onde ela passa: Forte São João, Romão, Ilha de Santa Maria, Cruzamento, Jucutuquara, Nazareth, Monte Belo, Consolação, Horto, Bento Ferreira e Gurigica.

Usos
Comercial: 120
Comercial e residencial (misto): 25
Residencial: 20
Outros/Sem uso: 30


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site