Notícias

Vitória 468 anos: cidade cada vez mais esportiva e saudável

Publicada em 02/09/2019, às 15h17 | Atualizada em 02/09/2019, às 16h50

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Lívia Albernaz


Leonardo Silveira
Praia de Camburi ao amanhecer
Prática de atividades físicas na capital pode ser vista desde as primeiras horas do dia
Mariana Garcia
Projeto Centro de Excelência e Ginástica e Lutas
Centro de Excelência de Ginástica e Lutas revela talentos do esporte

Vitória investe cada vez mais no esporte e na promoção da saúde e bem-estar de seus moradores. Não é a toa que a cidade é uma das capitais mais saudáveis do País, conforme a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde.

A pesquisa leva em conta consumo de álcool, alimentos saudáveis, prática de atividades físicas e obesidade, por exemplo. A capital aparece em 7º lugar entre as cidades com menor incidência de excesso de peso, com 52,1% da população. 

Quanto à prática de atividades físicas pelo menos 150 minutos por semana, a capital está em 5º lugar no ranking de maior incidência.

Para alcançar esse resultado, são várias as ações adotadas pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp). 

Entrega de espaços esportivos, escolinhas, campeonatos, lei de incentivo ao esporte e outras atividades movimentam Vitória, que completa 468 no próximo dia 8.

"A Prefeitura de Vitória tem investido nas academias de forma geral para todas as idades, bem como nos espaços esportivos, sem contar as escolinhas e o fomento geral do esporte", disse o secretário de Esportes e Lazer, Antônio Louzada.

Centro de Excelência de Ginástica e Lutas
Oferece vagas para diversas modalidades esportivas, e o melhor, de graça. Com o intuito de descobrir novos talentos e incentivar os pequenos a praticar esportes, a Semesp ampliou a oferta de vagas no Centro de Excelência de Ginástica e Lutas (antigo Pé de Moleque), na Vila Rubim.

Ginásticas artística e rítmica, capoeira e judô são as modalidades oferecidas. Mais de 800 crianças já fazem parte do projeto.

Leonardo Silveira
APPI - Academia Popular da Pessoa Idosa - Praça Dom João Batista na Avenida Beira Mar em São Pedro
Academias Populares da Pessoa Idosa contam com aparelhos em aço inox
Yuri Barichivich
Aula de ginástica aeróbica em Santo Antônio
Aulas de aeróbica noturna levam bem-estar e qualidade de vida para moradores

Academias
São mais de 50 Academias Populares da Pessoa Idosa (APPI´s) espalhadas pela capital. As antigas estruturas de ferro estão sendo substituídas por equipamentos de aço inox, mais resistentes à ação do tempo. Há ainda as Academias Populares, que contam com professor de musculação: Resistência, Itararé, Horto de Maruípe, Ilha de Santa Maria, Santo Antônio, Tabuazeiro e Goiabeiras.

Aeróbica noturna
O projeto Aeróbica Noturna é um projeto que contempla diversos bairros, como Santo Antônio, Jardim Camburi, Resistência, Goiabeiras, Jardim da Penha, Jesus de Nazareth, Ilha do Príncipe e São Pedro, e tem levado as pessoas a perder peso de forma saudável. Só no Tancredão, quase 200 alunos participam do projeto.

Escolinhas de esportes
O Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão) e outros diversos pontos da cidade recebem as escolinhas esportivas, nas mais diversas modalidades. Mais de 5 mil crianças participam dos projetos.

Copa Vitória das Comunidades
Acontece anualmente e toma conta dos bairros, incentivando o futebol amador. Em 2019, a Copa Vitória chega à 37ª edição.

Esporte na terceira idade
Aulas de hidroginástica, ginástica e voleibol são ofertadas para os idosos. 

Ciclofaixa e Rua de Lazer
Sempre aos domingos e feriados nacionais, são atração para a família e os esportistas. A ciclofaixa possui a extensão de 15,7 km e liga o Tancredão, no bairro Mário Cypreste, a Jardim Camburi.

Uma faixa em toda a orla fica exclusiva para os ciclistas das 7 às 15 horas. Todo o percurso é sinalizado com faixas e caixas vermelhas (sempre na faixa à direita) e separado do fluxo de trânsito por cones. As Ruas de Lazer acontecem no Centro e Camburi (Jardim da Penha e Jardim Camburi).

Bolsa Atleta
O Bolsa Atleta Municipal é referência em incentivo aos desportistas de alto rendimento. O objetivo é promover o esporte, incentivar os atletas da capital a investir na carreira e levar o nome da cidade para competições nacionais e internacionais.

O início da atual gestão foi marcado por reformulações no benefício: paratletas e o esporte não olímpico também passaram a ser contemplados. Atualmente, os atletas também podem, além do benefício municipal, receber outros tipos de benefícios. O Bolsa Atleta conta com 45 contemplados por ano.

Leonardo Silveira
Escolinha de Judô no Tancredão
Escolinhas de esportes acontecem em vários espaços da capital
Leonardo Silveira
Abertura da Copa Vitória de Futebol das Comunidades
Copa Vitória já está na 37ª edição (ampliar)

Voltar ao topo da página