Notícias

Visitar Centro Histórico: Cultura, história e a beleza dos monumentos de Vitória

Publicada em 17/08/2021, às 12h09 | Atualizada em 17/08/2021, às 13h02

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luiz Zardini


Divulgação CDTIV
Monumentos Visitar Centro Histórico
CATEDRAL METROPOLITANA DE VITÓRIA (ampliar)
Divulgação CDTIV
Monumentos Visitar Centro Histórico
BASÍLICA DE SANTO ANTÔNIO (ampliar)

Andar pelo Centro de Vitória é como fazer uma viagem no tempo. A sensação é de que somos transportados ao passado, assim que pisamos pelas calçadas e ruas. E não é para menos: basta olhar em volta para perceber que muitas construções preservam características que remetem ao início do século passado ou, ainda, ao início da colonização do Espírito Santo.

Muitos prédios ainda têm fachadas, colunas, janelas e portas com as estruturas, as cores e até mesmo o estilo da época. Um verdadeiro convite a um mergulho na história e na cultura capixaba, neste 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Cultural.

A secretária Alessandra Souza é apaixonada pelo Centro, em especial a região da Cidade Alta, que concentra a maior parte das edificações históricas da capital e que ainda resistem à intensa ocupação urbana. "Moro no Centro há 51 anos e sou considerada suspeita ao falar daqui. A região tem um charme especial: as igrejas históricas e as edificações antigas são encantadoras. É bom ver que elas estão bem conservadas e há apoio para que os interessados possam conhecer", afirmou.

Mas não é só a Alessandra que pode ter a oportunidade de conhecer monumentos de Vitória. O Projeto Visitar Centro Histórico abre as portas de igrejas, capelas, catedrais e palácios a toda população, como explica a diretora de Turismo, da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Luzia Toledo. "O projeto é um fomento à cultura e ao turismo. É uma ação que garante o acesso à história e às informações que dão significado aos elementos que integram a arquitetura tão charmosa da nossa Ilha", disse.

Além disso, o projeto colabora para movimentar o Centro Histórico. A diretora-presidente da CDTIV, Camila Dalla Brandão, conta que visitar traz pessoas interessadas em conhecer a história e a cultura da cidade. "Isso faz a riqueza circular, gerando emprego e renda para quem vive ou tem negócios na região: seja indo até um restaurante, frequentando bares ou comprando uma lembrança de Vitória. Fatores essenciais para que possamos colocar o Centro em evidência", afirmou.

Projeto Visitar Centro Histórico

Hoje o Projeto Visitar Centro Histórico oferece monitoria aos visitantes. Isso quer dizer, que qualquer pessoa interessada em conhecer qualquer um dos quatro monumentos abertos ao público, poderá fazer uma visita guiada por profissionais preparados e capacitados, sob a supervisão da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).

A missão do Visitar é levar conhecimento, história e cultura à população interessada em aprender sobre a importância desses monumentos para a Capital. O projeto conta com quatro monumentos históricos abertos ao público: a Basílica de Santo Antônio, a Catedral Metropolitana de Vitória, o Convento do Carmo e a Igreja de São Gonçalo. E o melhor de tudo isso é que ninguém precisa pagar para entrar e conhecer.

Conheça os monumentos!

Provavelmente você já passou por alguns dos monumentos que fazem parte do Projeto Visitar Centro Histórico. Mas da próxima vez que isso acontecer, aproveite para entrar e dar uma "espiadinha" lá dentro.

Dia Nacional do Patrimônio Cultural
Igreja do Carmo

Quem visita a Igreja do Carmo já se depara com um conjunto de escadarias construído em estilo português, logo no acesso. A fachada é uma atração à parte: a estrutura foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984. Vale a pena parar e registrar belas fotos. Além disso, os registros históricos dão conta de que Dom Pedro I, esteve na construção em 1860, quando fazia uma excursão à cavalo pela Província do Espírito Santo.

De acordo com Maria Carolina Stelzer Campos, estudante de história e guia do projeto na Igreja do Carmo, as informações foram registradas pelo imperador . ?O imperador relatou em seu diário, quando esteve na edificação, que a igreja estava com uma aparência degradada. Mesmo assim, ficou encantado principalmente por uma capelinha que acabou sendo demolida depois?, disse.

Igreja de São Gonçalo

Popularmente conhecida como a “igreja dos casamentos duradouros”, a Igreja de São Gonçalo, fundada em 1707, tem características do estilo barroco e atrai noivos de todo o estado interessados em realizar cerimônias no local, acreditando que o “sim” dito ali pode concretizar a busca pela felicidade e o amor eterno. A igreja é considerada pequena, mas tem um belo altar, que está bem preservado e encanta visitantes e fiéis pelo ornamento, riqueza de detalhes, com molduras bem trabalhadas e que abrigam imagens sacras de santos católicos, como São Gonçalo, São Francisco Xavier, São Inácio de Loyola, entre outros.

A construção abriga o passado de uma irmandade histórica: a Irmandade de Nossa Senhora do Amparo e Boa Morte. Naquela época, as irmandades tinham distinção de cor, profissão e nacionalidade. A irmandade é responsável pela administração da igreja até os dias de hoje, com diversas normas e regras para novos membros. O que atrai a curiosidade de muitas pessoas.

Santuário-Basílica de Santo Antônio

A construção tem apenas 70 anos, mas já foi incorporada à comunidade de Santo Antônio. A edificação ocupa um local de destaque na região e pode ser vista de vários ângulos. De lá, é possível contemplar um dos mais belos cenários da capital: a baía de Vitória.

Mas não é só isso: que entra na basílica, fica encantado com a diversidade de detalhes do altar, dos vitrais coloridos, das colunas e das pilastras e da cúpula central com mais de 37 metros de altura. Com arquitetura fascinante, possui uma ampla capacidade para receber fiéis e visitantes com conforto e comodidade. Sem contar as fotografias registradas por lá ficam incríveis.

Leidiane Moreira Neves, que é a guia responsável pelas visitas ao Santuário, conta que a construção contou com a participação da população. “O santuário foi edificado por meio de mutirões. Os próprios membros da comunidade ajudaram a erguer a estrutura, colocando a mão na massa. Fiéis doaram materiais para os vitrais, os pisos e as obras de arte. Vários idosos, que frequentam a basílica, já me contaram que ajudaram a erguer a igreja” lembrou.

Catedral Metropolitana de Vitória

A altura das torres, os detalhes das paredes externas e beleza da fachada da Catedral Metropolitana foram inspirados na arquitetura neogótica da Catedral de Colônia, na Alemanha. O monumento é o símbolo de Vitória e um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. A igreja catedral começou a ser construída em 1920, mas as obras só foram concluídas mais tarde, em 1970.

A catedral ocupa o lugar de uma antiga igreja chamada Nossa Senhora da Vitória, que foi demolida por não comportar mais o número de fiéis. A construção é tão importante para a história e a cultura capixaba, que foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em 1984. Quem entra pode contemplar os belíssimos vitrais que narram cenas bíblicas nas extensas paredes.

O lugar guarda curiosidades que atraem visitantes, como explica Diego da Silva Santos, guia turístico da catedral. “A construção tem uma área conhecida como cripta, reservada ao enterro de pessoas consideradas socialmente nobres. Lá as pessoas podem conhecer um pouco mais sobre os personagens históricos da cidade de Vitória”, contou.

Paula Barreto
Capela de Santa Luzia
CAPELA DE SANTA LUZIA
Divulgação CDTIV
Monumentos Visitar Centro Histórico
IGREJA DE SÃO GONÇALO (ampliar)

Voltar ao topo da página