Com foco no tema "Avaliação e Equidade: desafios contemporâneos para as redes de ensino", o VIII Fórum de Avaliação da Educação no Sistema Municipal de Ensino de Vitória reuniu educadores, gestores e especialistas nos dias 26 e 27 de setembro, em um espaço de reflexão e construção coletiva sobre os caminhos da educação na capital.
O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Educação de Vitória (Comev), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), e contou com ampla participação da comunidade escolar. A programação incluiu uma conferência de abertura com o José Francisco Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), grupos de trabalho e uma plenária final, que deram voz às experiências e desafios vividos nas escolas, sempre com o olhar voltado para a equidade e a melhoria da qualidade do ensino.
Durante a conferência de abertura, realizada no auditório da Prefeitura de Vitória, o professor José Francisco Soares destacou os avanços obtidos na rede municipal, mas também reforçou os desafios que ainda precisam ser enfrentados. "Vitória tem resultados que merecem ser parabenizados, mas é fundamental manter o olhar atento às melhorias e aos desafios contemporâneos que atravessam as redes de ensino", afirmou.
A secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, ressaltou a importância da iniciativa como marco para a rede. "É uma alegria poder ouvir e colaborar com este movimento, que contribui de forma significativa para a melhoria contínua da educação. O fórum proporciona trocas e reflexões essenciais sobre o aprendizado dos nossos estudantes", destacou.
No segundo dia de programação, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, os grupos de trabalho e a plenária final permitiram uma escuta ativa de diferentes segmentos da educação. O debate coletivo trouxe propostas e perspectivas de fortalecimento das políticas educacionais, alinhadas ao Plano Municipal de Educação (Lei nº 8.829/2015).