Notícias

Vida de mulheres negras é tema de sessão de cinema na Biblioteca Municipal

Publicada em 14/11/2019, às 10h30

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Curta-metragem Ana
Em "Ana", menina negra não se reconhece como negra e recebe ajuda de Jeannette, uma professora refugiada com dificuldades de adaptação
Imagem divulgação
Curta-metragem Fábula de vó Ita
Em "Fábula de Vó Ita", Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças

Iniciando a programação da Semana da Consciência Negra na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, o Cineclube Afoxé traz para o público dois filmes que debatem a situação da mulher negra na nossa sociedade. A atividade ocorre na segunda-feira (18), às 9 horas, na Biblioteca Municipal, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Os curta-metragens exibidos serão "Fábula de Vó Ita", de Joyce Prado e Thallita Oshiro, e "Ana", de Vitória Felipe dos Santos. A atividade será coordenada por Tatiana Rosa e Rozí de Sá, integrantes do Cineclube Afoxé.

Trata-se de um cineclube itinerante criado no ano de 2017 através do edital de criação de cineclubes da Secretaria do Estado da Cultura. O objetivo é a exibição de filmes que tratem das condições de vida das mulheres negras.

A partir do ano de 2019, o Cineclube Afoxé tem desenvolvido o projeto "Idaraya", cujo objetivo é exibir filmes infantis tendo como protagonistas crianças negras. 

Filmes

"Fábula de Vó Ita"
Diretoras: Joyce Prado e Thallita Oshiro
Ano: 2016
Duração: 5 minutos
Sinopse: Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Nessa fábula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade.

"Ana"
Diretora: Vitória Felipe dos Santos
Ano: 2017
Duração: 16 minutos
Sinopse: Ana é uma menina negra que não se reconhece como negra. Jeannette é uma professora refugiada com dificuldades de adaptação. Vitimas de racismo, elas descobrem juntas um modo de transformar a si mesmas. O curta foi premiado nas categorias de melhor atriz, fotografia e roteiro no 11º Curta Taquary e recebeu ainda menção honrosa da TV Cultura no 29º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Serviço
Cineclube Afoxé
Quando: 18 de novembro (segunda-feira)
Horário: 9 horas
Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Rua Muniz Freire, 23 – Centro
Classificação indicativa: livre

Voltar ao topo da página