Notícias

Vetmóvel nos Bairros: serviço atenderá Centro, Moscoso, Fonte Grande e Piedade

Publicada em 15/04/2024, às 11h15 | Atualizada em 15/04/2024, às 11h41

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Vetmóvel leva serviços para atendimento ambulatorial para cães e gatos na capital

O Vetmóvel, unidade destinada ao serviço de ambulatório itinerante para cães e gatos, prestará atendimento nos bairros Centro, Moscoso, Fonte Grande e Piedade, nesta quarta-feira (17), das 8h às 16h. Para os atendimentos no veículo, que estará estacionado no Parque Moscoso, serão distribuídas 15 senhas para assistência pela manhã e outras 15 para o período da tarde.

No início deste mês, a unidade atendeu moradores de São José, Santo André e Ilha das Caieiras. Outros bairros também receberão em breve o Vetmóvel, a partir de uma programação elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), que será divulgada no portal da Prefeitura de Vitória e também nas mídias sociais oficiais do município.

Atendimento gratuito

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, ressaltou que a iniciativa tem por finalidade a oferta programada de atendimento gratuito à população em situação de vulnerabilidade social do município de Vitória, apontado como prioritário pela legislação municipal na área de cuidado e bem-estar animal.

"Essa é uma situação que poderia incorrer, em determinados casos, em crime de maus-tratos ou até mesmo no abandono dos animais sob sua tutela pela falta de recursos financeiros ou conhecimento legal", aponta o secretário. Ele reforça que a iniciativa faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas para o bem-estar animal.

"Com a medida, a gestão do Prefeito Lorenzo Pazolini marca mais uma importante entrega para a causa animal, demonstrando que a saúde, o bem-estar animal e a inclusão social são prioridades na capital", enfatiza.

Para o atendimento do pet

Para atendimento dos pets no Vetmóvel o morador deve sempre levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência em nome do tutor do animal, além da carteira sanitária do cão e do gato com as vacinas que já foram aplicadas.

O tutor deve levar ainda o felino em caixa de transporte e, o cão, precisa estar com coleira e guia adequados ao tamanho e porte e conduzidos por pessoas com idade e força suficientes para controlar os movimentos do animal, conforme legislação vigente.

Os atendimentos no Vetmóvel são destinados a cães e gatos domiciliados da capital, podendo ocorrer também em cães errantes, desde que um protetor da região ou mesmo um munícipe se responsabilize de acompanhar o animal durante o atendimento, considerando a possibilidade de se tratar de "animal comunitário".


Voltar ao topo da página