A equipe do Restaurante Popular de Vitória está desenvolvendo ações educativas e de sensibilização com foco na valorização da vida, entre os frequentadores do espaço. Até esta sexta-feira (26), serão proferidas palestras sobre saúde mental e promoção da qualidade de vida, aula de alongamento e mobilidade e distribuição de mudas de girassóis.
De acordo com o coordenador do Restaurante Popular, Aurino de Moraes de Souza, a proposta é proporcionar aos munícipes que estão frequentando o espaço, uma vez que o público prioritário do restaurante vivencia situações de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, um momento de reflexão e conscientização sobre a importância da saúde mental, especialmente neste mês de Setembro Amarelo.
"Estes fatores afetam diretamente a saúde mental. Entendemos o papel do restaurante para além de ser um espaço de garantia da segurança alimentar e nutricional. Mas, também, como um local de acolhimento, apoio e inclusão social", comentou o coordenador Aurino.
A secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, disse que o Restaurante Popular de Vitória é um espaço vinculado à secretaria e integra as ações de combate à fome no município. "Sendo um equipamento da Assistência Social pode e deve ser um ambiente que contribua para fortalecer a cidadania e os vínculos familiares e comunitários. Por isso, estas ações estão alinhadas e reforçam o papel e função da política pública da Assistência Social", ressaltou a secretária.
O Restaurante Popular funciona diariamente, incluindo finais de semana e feriados, com atendimento das 11h às 14h e, das 18h às 20 h. São oferecidas 2.100 refeições de segunda a sexta-feira e 670 aos sábados e domingos.