Notícias

Vagas de estacionamento ocupadas por cadeiras de rodas alertam motoristas

Publicada em 14/05/2019, às 14h48 | Atualizada em 14/05/2019, às 15h28

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Samira Gasparini
Vagas para Idosos e Deficiente
Objetivo da ação é chamar a atenção dos motoristas para o respeito às vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência

Uma atividade com o objetivo de fazer com que o cidadão se coloque no lugar do outro e se sensibilize sobre a importância do respeito à pessoa com deficiência e ao idoso no trânsito.

No "Dia D" de conscientização sobre o tema, 24 vagas de estacionamento nas ruas Chapot Presvot e Aleixo Netto, na Praia do Canto, serão ocupadas, nesta quarta-feira (15), por cadeiras de rodas com mensagens habitualmente usadas pelo cidadão para justificar a ocupação indevida das vagas destinadas a esse público.

Das 7 às 10 horas, os motoristas não poderão estacionar os carros nas vagas, numa estratégia de provocar os condutores sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito. A ação integra a programação do movimento Maio Amarelo e também contará com a participação dos agentes da Guarda Municipal.

A ideia partiu do fisioterapeuta neurológico Fernando Marcarini, que afirmou desejar mostrar o impacto do comportamento inadequado do motorista na vida de quem possui mobilidade reduzida.

A ação é uma parceria entre o especialista, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), a Ilha Med Hospitalar, que fica na Praia do Suá, e a ortopedia Gonçalves Preira, na Ilha de Monte Belo.

Desrespeito

“Lido diariamente com pacientes idosos ou com mobilidade limitada e vejo como é comum as pessoas utilizarem, de forma inadequada, os espaços destinados a esse público. São veículos parados em rampas de acesso, em vagas de pessoa com deficiência, em acessos específicos, entre outros graves desrespeitos ao trânsito", enfatizou Fernando.

Ele disse ainda que as as desculpas são sempre as mesmas: “é rapidinho”, “já volto”, “um minuto”. Essas frases serão expostos durante a atividade.

Em muitas situações, segundo o fisioterapeuta, o direito de ir e vir de uma pessoa com deficiência fica inviabilizado por conta de uma conduta inadequada do motorista. "As pessoas precisam se sensibilizar do quanto isso é ruim e formas impactantes devem reforçar a mensagem”, frisou.

Obstáculos

Segundo a gerente de Educação no Trânsito, Adriana Sossai, a expectativa é que as pessoas se coloquem no lugar do outro e sintam como é desgastante quando obstáculos se colocam ou são colocados na frente de quem está fragilizado.

“É inaceitável que aqueles que não possuem deficiência se comportem com indiferença e insensibilidade quando deveriam estar atentos e comprometidos em colaborar seguindo regras e leis que beneficiam a coletividade".

Interdição

Para essa ação, as ruas Chapot Presvot e Aleixo Netto estarão parcialmente interditadas das 5 às 11 horas.


Voltar ao topo da página