Notícias

Vacinação: Vitória tem 100% dos idosos cadastrados

Publicada em 03/02/2021, às 15h00 | Atualizada em 03/02/2021, às 18h37

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Dia da Vacinação contra o Covid 19 no Asilo de Idosos de Vitória
Vacinação dos idosos na capital começou pelos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ampliar)

Graças à rede informatizada da capital, às visitas domiciliares das equipes de saúde e às constantes campanhas de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem o levantamento de toda a população idosa no município para a campanha de vacinação contra o coronavírus.

Todos já estão mapeados e cadastrados. A pessoa idosa que nunca utilizou o serviço de saúde da sua unidade de referência pode ligar para o equipamento e ser orientada a respeito do que precisa fazer para ser cadastrada. Os telefones de todas as unidades de saúde de Vitória estão no portal da Prefeitura.

"A unidade de saúde não liga para os pacientes para realizar cadastros por telefone. O ideal é que o próprio usuário da rede entre em contato com a unidade e tire suas dúvidas. Nossos profissionais estão prontos para atenderem os moradores em suas demandas", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comério.

Vacinação para idosos

A vacinação dos idosos contra Covid começou pelos que vivem em Instituições de Longa Permanência. A expectativa é de que o primeiro grupo de idosos a serem vacinados seja o que possui idade igual ou superior a 90 anos.

As pessoas nessa faixa etária que estão acamadas ou possuem dificuldade de locomoção serão vacinadas em suas residências.

Aqueles que puderem ir até a UBS para receber o imunizante vão fazer seu agendamento através do aplicativo Vitória Online (pelo celular, pelo computador ou ligando para sua unidade de referência).

"Assim que recebermos as novas doses de vacina e soubermos o quantitativo destinado a essa população, começaremos a imunizar os idosos acamados e abriremos o agendamento on-line para os que podem buscar a vacinação no local da imunização", afirma Comério.

Cadastro

Em Vitória, o cadastro de pacientes nas unidades de saúde de referência - idosos ou não - é feito por dois meios:

  • Agentes Comunitários de Saúde (ACS), durante as visitas domiciliares
  • próprio morador pode se dirigir às unidades, mediante entrega de comprovantes de residência exigidos para seu registro.

Voltar ao topo da página