Notícias
Vacinação Antirrábica: mais de 7 mil animais já foram imunizados em Vitória
Publicada em 16/09/2024, às 15h15 | Atualizada em 26/09/2024, às 16h41
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A Campanha de Vacinação Antirrábica em Vitória teve início no último sábado (14) e segue até o dia 28 de setembro. No último final de semana a equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) da capital esteve presente nas regiões de São Pedro, Santo Antônio e Maruípe. Ao todo, foram imunizados 7.455 animais, sendo 5.690 cães e 1.765 gatos.
Todos os cães e gatos a partir de três meses de vida devem ser vacinados. Não existe contra indicação para vacinação de cadelas e gatas no cio, prenhas ou amamentando. Somente animais em tratamento com antibiótico ou anti-inflamatório não devem ser vacinados.
"Nossa meta é imunizar 17.676 cães e 5.500 gatos e precisamos vacinar o maior número de animais para criar uma barreira imunológica, dificultando a disseminação do vírus em cães e gatos, protegendo, também, a população humana", disse a diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Wanessa Andrade.
Vacinação
No próximo sábado (21), das 8h às 16h30, a vacinação acontece na Região Região Continental e parte de Maruípe: Antônio Honório, Boa Vista, Goiabeiras, Jabour, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maria Ortiz, Mata da Praia, Morada de Camburi, República, Solon Borges, Bonfim, Consolação, Da Penha, De Lourdes, Gurigica, Horto, Itararé, Jaburu, Maruípe, Santa Cecília, Santos Dumont, São Benedito, São
Cristóvão e Tabuazeiro.
No dia 28 (sábado), das 8h às 16h30, a vacinação ocorre nos bairros Barro Vermelho, Bento Ferreira, Cruzamento, Enseada do Suá, Forte São João, Fradinhos, Ilha de Monte Belo, Ilha de Santa Maria, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Jesus de Nazareth, Jucutuquara, Morro São José, Praia do Canto, Praia do Suá, Romão, Santa Helena, Santa lúcia, Cabral, Centro, Do quadro, Fonte Grande, Ilha do Príncipe, Moscoso, Parque Moscoso, Piedade, Santa Clara e Santa Teresa.
Para garantir a vacina do pet, o tutor deverá levar a carteirinha de seu animal ou, se não tiver, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) oferecerá uma nova carteirinha no momento da vacinação.
A Campanha de Vacinação Antirrábica segue até o dia 28 de setembro.