Treinamento para vacinação antirrábica em Vitória.
Foto Divulgação
Treinamento para vacinação antirrábica em Vitória.
Como forma de preparar preparar os estudantes que também atuarão na Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos domésticos do município de Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), em parceria com a Escola Técnica do SUS (ETSUS), promoveu, nesta segunda (25) e quinta-feira (29), uma capacitação voltada a alunos de Medicina Veterinária.
A capacitação orientou os futuros profissionais sobre o planejamento e à organização de uma ação coletiva de controle de zoonoses, e possibilitou a vivência direta da campanha antirrábica aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Ao todo, 45 estudantes participaram da formação, que contou com 14 horas de carga horária, sendo 4 horas teóricas e 10 horas práticas. O conteúdo teórico foi ministrado por meio de diálogos e explicações em sala de aula, enquanto a prática será durante os dias da campanha, sob acompanhamento da equipe do CVSA.
Wanessa Andrade, coordenadora do CVSA, e o médico veterinário Lucas Gabrig são os responsáveis pela capacitação.
Os participantes receberão certificado emitido pela ETSUS de Vitória, desde que participem de, ao menos, um dos dias da campanha de vacinação, com registro na lista de frequência. Também será emitida certificação aos facilitadores, considerando o tema trabalhado e a carga horária registrada.
"Neste ano, reforçamos a importância da continuidade da participação dos estudantes do curso de Medicina Veterinária das faculdades parceiras na Campanha, reconhecendo que esse futuro profissional é um agente de transformação essencial, com papel direto na prevenção, no controle e no diagnóstico. A vivência com a equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) possibilita a esses estudantes ampliar o conhecimento científico por meio da prática, ao mesmo tempo em que contribuem para a prevenção e o controle de doenças, reduzindo riscos à saúde humana", Wanessa Andrade.
Campanha
A Campanha de Vacinação Antirrábica em Vitória ocorrerá nos dias 20 e 27 de setembro, e 04 de outubro, das 8 às 16:30h. Como nos anos anteriores, a Campanha ocorrerá por etapas, e todos os bairros do município receberão postos de vacinação.
Na primeira etapa, dia 20 de setembro, serão contemplados os bairros da região de São Pedro, Santo Antônio e parte de Maruípe. Na segunda etapa, no dia 27 de setembro, serão contemplados os bairros da Região Continental (Goiabeiras, Jardim da Penha e Jardim Camburi) e outra parte de Maruípe. Na terceira e última etapa, programada para 4 de outubro, serão contemplados os bairros da região do Centro e Forte São João. A meta do município é vacinar 17.676 cães e gatos nesta ação.
Controle da Raiva em animais domésticos no Brasil
O Programa Nacional de Profilaxia da raiva, implantado pelo Ministério da Saúde em 1973, representou um pioneirismo na saúde pública e no envolvimento dos profissionais da medicina veterinária. Desde então, a Campanha de Vacinação Antirrábica destinada a cães e gatos é realizada anualmente, de forma gratuita, por meio do SUS, no intuito de proteger a população contra doenças e manter os animais saudáveis.