Notícias

Urbanização dos bairros Fonte Grande, Piedade e Capixaba já beneficia moradores

Publicada em 11/11/2019, às 13h48

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Urbanização da Poligonal três segue beneficiando comunidades
Trabalhos preveem reconstrução, reforma ou construção de escadarias nas comunidades (ampliar)

A Prefeitura de Vitória concluiu metade das intervenções previstas no contrato de urbanização dos bairros Fonte Grande, Piedade e Capixaba, que correspondem à Poligonal 3 do Projeto Terra Mais Igual.

O investimento, de R$ 6.312.707,39, prevê a construção de uma rede de abastecimento de água, que beneficiará a população do bairro Piedade com 1.740 metros de rede, resolvendo o problema de falta de água para as famílias que residem nas partes mais altas, e a adequação da estação elevatória de água tratada de Santa Clara.

Estão em andamento ainda obras de esgotamento sanitário, que beneficiarão a população do bairro Piedade com 1.754 metros de rede, dotando todos os domicílios de coleta de esgotos sanitários, contribuindo para a redução do lançamento de esgoto a céu aberto no local. Serão construídas uma rede coletora exclusiva para esgoto e outra para a coleta das águas de chuva.

Outras intervenções

A reconstrução, a reforma ou a construção de 26 escadarias e 19 rampas no bairro Fonte Grande, 13 escadarias e oito rampas no bairro Peidade e duas escadarias e duas rampas no bairro Capixaba também estão em curso. Serão 1.710 metros de escadarias e 1.258 metros de rampas nos três bairros.

Nesta semana, o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, fez uma visita técnica às obras. Acompanhado do fiscal do empreendimento, ele percorreu algumas escadarias e rampas já concluídas.

"A Prefeitura de Vitória está fazendo uma obra fundamental para o meio ambiente e para a saúde das pessoas que moram na região. Além de construir a rede de esgotos, separando da rede de drenagem, estamos fazendo as ligações dos esgotos das casas na nova rede. Essa ação melhora a qualidade de vida das pessoas ao retirar o esgoto que antes era jogado no mar e transportá-lo até a estação de tratamento e o posterior descarte adequado", disse Sérgio Sá.

Contrato

O contrato de urbanização faz parte de um pacote de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa PróMoradia/PAC, com recursos do FGTS, que somados chegam ao valor de R$ 19.304.748,88.

Esses contratos preveem intervenções para os moradores dos bairros Piedade, Fonte Grande, Moscoso, Santa Clara e Capixaba (que integram a Poligonal 3 do Projeto Terra).

Intervenções previstas

• Construção da Praça da Capixaba – concluída;

• 47 melhorias habitacionais e 8 módulos hidráulicos – concluídos em dezembro de 2017;

• Obras de infraestrutura com a reforma de becos e escadarias (em execução);

• 35 reconstruções (a licitar);

• 47 Bônus Moradia;

• Regularização fundiária;

• Trabalho social;


Voltar ao topo da página