Notícias

Unidade de Saúde do bairro do Quadro promove ação sobre Alzheimer

Publicada em 22/09/2022, às 16h50 | Atualizada em 22/09/2022, às 16h54

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Orientação sobre Alzheimer SOE no  bairro Do Quadro
Orientação sobre Alzheimer no SOE do bairro Do Quadro. (ampliar)

Nesta quarta-feira (21), aproximadamente 30 munícipes que participam das aulas de ginástica no Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), no  bairro Do Quadro, tiveram a oportunidade de aprender sobre uma doença que tem apresentado maior incidência: o Alzheimer.

Na ação, a preceptora do curso de Enfermagem da Faesa, que atua na unidade de saúde do bairro do Quadro, Cristiane Mendes dos Santos, junto aos alunos do 7º período do curso de Enfermagem, sanaram dúvidas sobre os principais sintomas do Alzheimer e explicaram como o estilo de vida saudável pode ajudar na prevenção da doença.

Foto Divulgação
Orientação sobre Alzheimer SOE no  bairro Do Quadro
Orientação sobre Alzheimer no SOE do bairro Do Quadro. (ampliar)

"A maior parte dos moradores dessa região que fazem atividades físicas no SOE é formada por pessoas acima dos 60 anos. Então, aproveitamos esse momento para apresentar informações relevantes a esse público. Sobre o Alzheimer, falamos dos principais sintomas, causas que influenciam no surgimento da doença, desde fatores hereditários ao estilo de vida muito estressante, consumo de alimentos muito processados e poucas atividades físicas", explicou Cristiane.

Para a técnica esportiva que ministra as aulas para o grupo, Genilda Fernandes Quintão, mais conhecida como "Gê", essa parceria com os estudantes de Enfermagem potencializa o trabalho de promoção da saúde na unidade. "Eles trouxeram muitas informações, explicaram sobre exames para diagnóstico, tratamentos e formas de prevenção, ressaltando o quanto estilo de vida saudável, com boa alimentação e atividades físicas, é importante para nos mantermos saudáveis", afirmou.

Foto Divulgação
Orientação sobre Alzheimer SOE no  bairro Do Quadro
Orientação sobre Alzheimer no SOE do bairro Do Quadro. (ampliar)

Promoção da Saúde

Em Vitória, as 29 unidades básicas de saúde atuam na prevenção de doenças, promoção, recuperação e reabilitação da saúde dos munícipes, buscando a promoção do envelhecimento ativo, com autonomia e independência dos idosos.

A capital também estimula as atividades físicas para prevenir adoecimentos por meio do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), onde profissionais de Educação Física orientam sobre práticas corporais, atividades físicas entre outras ações de educação e cuidados em saúde. Para ter acesso ao serviço, basta ir até um dos 15 módulos do SOE existentes em diversas regiões da cidade, ou à unidade de saúde de referência.

Entretanto, caso uma pessoa idosa desenvolva doença incapacitante e não transmissível, como por exemplo a doença de Alzheimer, a capital oferta serviço especializado no Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI). Nesse serviço é feita uma avaliação geriátrica e gerontológica, para que a pessoa seja acompanhada por uma equipe multiprofissional, que atua de forma interdisciplinar, de acordo com as necessidades apresentadas.


Voltar ao topo da página