Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Turismo do Bem transforma memórias, fortalece negócios e valoriza comunidades

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Consumo e produção responsáveis
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Turismo do Bem” transforma memórias, fortalece negócios e valoriza comunidades
Projeto Turismo do Bem
Foto Divulgação
Turismo do Bem” transforma memórias, fortalece negócios e valoriza comunidades
Projeto Turismo do Bem

O projeto Turismo do Bem segue movimentando os bairros de São Benedito e Jaburu, no Território do Bem. A iniciativa, desenvolvida pelo Ateliê de Ideias com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor da Prefeitura de Vitória, aposta no turismo de base comunitária para unir moradores, visitantes e pequenos empreendedores em torno da valorização da cultura, da história e da sustentabilidade.

Já são três fases concluídas, que envolveram a formação de condutores locais, a atuação em rotas turísticas e o fortalecimento do comércio de bairro. A quarta e última etapa, de valorização dos espaços, está em andamento com a criação de cinco murais artísticos, e já disponíveis para observação, e a revitalização de 11 pontos turísticos - seis em São Benedito e cinco no Circuito Verde do Jaburu.

"Mais do que roteiros turísticos, o Turismo do Bem é sobre pessoas. Ele cria oportunidades para moradores que se tornam condutores locais, fortalece pequenos empreendedores e, ao mesmo tempo, faz visitantes enxergarem o território de forma mais humana e consciente. É uma forma de gerar riqueza local, preservar memórias e consolidar rotas que nascem do coração da própria comunidade", destacou o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi.

A diretora-presidente do Ateliê de Ideias, Geisiane Teixeira, também vai ao encontro do que disse o secretário. "Nosso objetivo é consolidar essas rotas, qualificar moradores para atuarem como promotores de turismo e fomentar o consumo consciente, beneficiando empreendedores locais", ressalta.

Rotas

As rotas turísticas já abertas contam histórias de luta, memória e preservação. Em São Benedito, oito pontos revelam a trajetória da comunidade, entre praças, igrejas, murais e o Banco Bem. Já no Jaburu, o Circuito Verde reúne mirantes, hortas comunitárias, áreas de convivência e o Núcleo de Memória de Jaburu (Nume), espaços que preservam tanto a natureza quanto a história viva de seus moradores.

Fases

Com ações previstas até janeiro do próximo ano, três das quatro fases já foram concluídas. A primeira envolveu a formação de condutores locais, com cursos de capacitação em direitos do consumidor, consumo consciente, ecoturismo, fotografia e gestão comunitária, preparando 11 moradores para atuar como promotores do turismo. Em seguida, na fase de atuação dos condutores, cinco deles já estão preparados para guiarem cerca de 600 visitantes, meta do projeto, registrando experiências e divulgando a riqueza cultural do território.

A terceira etapa contemplou o fortalecimento do comércio local, com oito empreendedores selecionados por edital para receber formação e apoio financeiro por meio do Prêmio Comércio Verde, o que está possibilitando melhorias em seus negócios e maior preparo para atender turistas.

Foto Divulgação
Turismo do Bem” transforma memórias, fortalece negócios e valoriza comunidades
Projeto Turismo do Bem
Foto Divulgação
Turismo do Bem” transforma memórias, fortalece negócios e valoriza comunidades
Projeto Turismo do Bem