Notícias

Três turmas para curso de sistema que faz projetos e orçamentos sem desperdício

Publicada em 11/02/2020, às 15h54

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Amanda Moreira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Sedec
Curso BIM para engenheiros e arquitetos
Servidores da Sedec iniciaram curso que vai ajudar a agilizar as obras no município (ampliar)

Quarenta arquitetos e engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) iniciam, na próxima semana, o curso de Building Information Modelling (BIM), sistema da construção civil que faz projetos e orçamentos precisos que agilizam o trabalho dos servidores e geram economia, uma vez que não há desperdícios por erros de cálculos.

Haverá treinamento para três turmas em Revit, módulo com foco em edificações. As aulas começam nesta  terça-feira (11), a partir das 13h30, na Multi Núcleo, em Jardim da Penha. A segunda e a terceira turma iniciam a qualificação nesta quarta-feira (12), às 8h30 e às 13h30.

Também foram formadas três turmas em BIM Docs. As aulas começam no dia 18, a partir das 13h30, e no dia 19, às 8h30 e às 13h30. Após as 238 horas de qualificação, os participantes terão certificado com selo da Autodesk.

“Investimos R$ 4 milhões na compra desse sistema, que é revolucionário. Com o seu uso, as obras serão mais ágeis, sem atraso e com menos aditivos, uma vez que o BIM também faz orçamentos. Ele é completo para evitar desperdícios. A qualificação vai melhorar o currículo e o desempenho da nossa equipe”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos.

Qualificação

“Toda nova qualificação e atualização são muito bem-vindas para melhorar a qualidade de nossos serviços prestados. A implantação do BIM irá ajudar na melhoria do planejamento e agilizar os projetos. Já estava procurando onde poderia fazer o curso de Revit e até mesmo uma pós-graduação em BIM”, disse a coordenadora de Análise de Impacto da Sedec, Danielle Pretti.

“Esse treinamento é de grande importância, já que uma das funções do BIM é trazer recursos para auxiliar e compatibilizar projetos de várias áreas. A ferramenta irá otimizar o tempo de trâmite e elaboração dos projetos, melhorar a qualidade e gerar informações visuais mais precisas e em 3D. É o futuro” comentou a gerente de Projetos Urbanísticos (GPU), Caroline Djenane Vieira Pereira.

Cursos

Em breve, a qualificação poderá ser feita por todos os arquitetos e engenheiros das outras secretarias da Prefeitura de Vitória. As informações sobre as inscrições e carga horária ainda serão divulgadas.

A partir de 2021, a utilização do sistema é indicado para todas as instituições. O decreto federal 9.983/19 estabelece uma estratégia para uso do sistema em todo o território nacional.


Voltar ao topo da página