Notícias

Trabalhos nas escolas de Vitória divulgados e valorizados na TV Seme

Publicada em 19/08/2019, às 13h29

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
TV Seme
Lançamento da TV Seme aconteceu na sala de reuniões anexa ao gabinete (ampliar)

"Um canal de comunicação moderno, rápido e dinâmico". Foi assim que o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, descreveu o canal de TV da Secretaria Municipal de Educação (Seme) no lançamento desse canal de comunicação, na última sexta (16), na sala de reuniões anexa ao gabinete.

A TV SEME nasceu com a proposta de ser um canal de divulgação dos trabalhos e ações pedagógicos realizados na rede municipal de ensino de Vitória.

Há inúmeras possibilidades de uso da TV SEME, mas sua meta principal será dar ampla divulgação aos trabalhos feitos em cada unidade de ensino, dando voz e espaço a professores, gestores, famílias e toda comunidade escolar.

A TV também promove o aperfeiçoamento e a valorização dos professores da rede, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino usando a TV como ferramenta pedagógica nas instituições de ensino.

"Dar mais divulgação aos trabalhos escolares é uma forma de democratizar o ensino. As gerações de hoje estão diariamente conectadas e trazer isso para a Educação é maravilhoso", acrescentou o prefeito Luciano Rezende.

"Temos muitos trabalhos bonitos que recebem prêmios nacionais promovidos nas escolas de Vitória. E trabalhos assim não podem ficar só em sala de aula, merecem ser divulgados e compartilhados para inspirar outros educadores e gestores. Estou muito feliz com essa conquista na Educação de Vitória", pontuou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Youtube

Os conteúdos produzidos e exibidos na TV SEME serão publicados semanalmente no canal do Youtube

Conteúdos

Os conteúdos serão analisados pela equipe de comunicação, que cuidará de todo o processo de produção, gravação e edição dos vídeos. Para sugestão de pauta e apresentação de projetos, basta ligar para o número 3225-2473.

Oficinas de vídeos

Com a chegada da TV, estudantes da rede de ensino de Vitória vão poder participar de oficinas de vídeos com o intuito de promover o conhecimento a partir do universo audiovisual.

A atividade propõe aos alunos pensar e planejar elementos narrativos para elaboração de vídeos e conteúdos audiovisuais, levando-os a conhecer também, de maneira lúdica e divertida, aspectos históricos e técnicos acerca do cinema e da fotografia.

Também vão aprender e praticar questões como enquadramento, tipos de plano e manuseio de equipamentos, além de receber dicas sobre produção, desenvolvimento textual e roteirização.

Realizada pela equipe de Comunicação da Seme, a oficina ainda trata das peculiaridades de um set de gravação, bem como a importância do áudio e da organização do material captado.

Rádio-escola

Além de vídeos, os estudantes de Vitória também aprendem nas oficinas da rádio-escola, um espaço de comunicação, aprendizagem e diversão para os estudantes. Pode funcionar durante os recreios e demais eventos da escola. A organização é feita pelos estudantes, com o acompanhamento de um profissional responsável pela rádio.

A rádio atende a pedidos e sugestões de toda comunidade escolar e a equipe incrementa a programação, organiza as músicas mais solicitadas, realiza brincadeiras, divulga eventos, além de informar a todos as formações de representantes de turma e reuniões do Conselho de Escola.

Dessa forma, a rádio contribui para a construção de uma escola participativa e democrática para defender uma educação com qualidade social.


Voltar ao topo da página