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Torpedos: toda rede municipal de saúde fica com média 8,99
Publicada em 12/08/2019, às 08h11
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
De acordo com as notas dadas pelos próprios usuários dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a rede municipal de saúde ficou com a média 8,99 - conceito “muito bom” - na avaliação por torpedos em julho.
Com as notas 8,10 para o Pronto-Atendimento (PA) de São Pedro e nota 8 para o PA da Praia do Suá, os dois espaços tiveram a maior média do ano: 8,04.
Já entre as unidades de saúde, todas ficaram com nota acima de 8,5. A US de Santa Luiza recebeu a maior nota: 9,5. Outras 20 unidades obtiveram notas a partir de 9: Ilha de Santa Maria, Itararé, Andorinhas, Maruípe, Maria Ortiz, Praia do Suá, Jardim Camburi, Alagoano/A. Favalessa, Vitória, Bairro da Penha, Ilha do Príncipe, Forte São João, Jardim da Penha, Consolação, Jabour, Santa Martha, Bairro República, Bairro do Quadro, Fonte Grande e Jesus de Nazareth.
Os Centros Municipais de Especialidades (CMEs) foram considerados “ótimos/excelentes”, com notas acima de 9,4.
Reconhecimento
Para a diretora da US de Santa Luiza, Heloísa Nascimento Medeiros, a alta avaliação da unidade é fruto do comprometimento de toda a equipe. "Estamos muito felizes com esse reconhecimento, de que prestamos um atendimento de qualidade e excelência aos munícipes", afirma.
Aperfeiçoamento
Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, as notas dadas por meio de torpedo são uma importante ferramenta de gestão. “Monitoramos as avaliações para entender o que precisamos melhorar. É uma ferramenta que nos ajuda na gestão, nos ajuda a aperfeiçoar o atendimento”, explica.
Sobre o sistema
Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.
O sistema permite ao usuário avaliar quantitativa e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.
Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto. A ferramenta foi desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI).