Notícias

Termina neste sábado no Cine Metrópolis VI Mostra Produção Independente

Publicada em 13/07/2010, às 13h50 | Atualizada em 13/07/2010, às 14h39

Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui


Foto de Divulgação
Cena do filme Uma Volta na Lama, de Ursula Dart
Cena do filme "Uma Volta na Lama", de Ursula Dart

Até este sábado (17), Vitória torna-se a capital nacional do cinema, com o início da VI Mostra Produção Independente, que irá celebrar os 10 Anos da Associação Brasileira de Curtas Metragistas e Documentaristas do Espírito Santo (ABD Capixaba).

O evento acontece no Cine Metrópolis, na Ufes, em Vitória, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A entrada é gratuita. Durante as sessões, a plateia conhecerá boa parte da atual produção de curtas que vem sendo realizada no Espírito Santo em diversos os gêneros, como documentário, ficção e experimental.

Durante a comemoração dos 10 anos da ABD Capixaba, Vitória também será palco do debate nacional sobre as perspectivas para a produção e difusão do documentário e curta-metragem. Nesta terça-feira acontece o lançamento da Revista/Catálogo Milímetros (3ª edição) e do Estudo da Cadeia do Audiovisual - Sebrae/Instituto Genesis (PUC-Rio).

A Milímetros apresenta um panorama dos últimos 10 anos do cinema local, além de análises de filmes capixabas e entrevistas com realizadores. Além disso, na abertura ocorre a apresentação do Cine Concerto 10 anos da ABD Capixaba, com a participação Juliano Gauche e Duo Zebedeu. No encerramento da noite, lançamento do documentário "Uma volta na Lama", de Ursula Dart, que conta a história de uma das ruas mais boêmias da cidade.

Programação

Foto de Divulgação
Cena do filme Linhas Paralelas, de Orlando Bonfim
Cena do filme "Linhas Paralelas", de Orlando Bonfim, que será o homenageado na mostra deste ano

A programação do evento contará com realizadores e produções de todos os Estados. Além da Mostra Competitiva, com 23 produções locais, e da Mostra Paralela Nacional, com 27 filmes, haverá também estreia de documentários capixabas, lançamento de publicações, debates, rodada de negócios, cine-concerto e seminário temático. O homenageado deste ano será o diretor Orlando Bomfim.

Para o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, a Mostra é um evento de destaque no cenário audiovisual local.

"Num momento em que a produção audiovisual feita no Espírito Santo está em expansão, a Prefeitura Municipal de Vitória, por meio de sua Secretaria de Cultura, tem a oportunidade de ser parceira e apoiar a consolidação de mais esse mercado que se abre para produtores culturais, além de trabalhar cada vez mais para que a população tenha acesso aos bens culturais da cidade", analisa.


Voltar ao topo da página