Notícias

Temporada das baleias-jubarte: gigantes dos oceanos já estão na costa capixaba

Publicada em 22/06/2022, às 15h10 | Atualizada em 22/06/2022, às 15h29

Por SEGOV/SUB-COM, com edição de Andreza Lopes


Amigos da Jubarte
baleia jubarte saltando em mar aberto no litoral capixaba
Baleia Jubarte saltando em mar aberto no litoral capixaba.

Todos os anos, entre junho e novembro, grupos de baleias-jubarte deixam as águas congelantes da Antártida rumo às águas amenas do litoral do Espírito Santo, para fins reprodutivos. O mais recente cruzeiro de pesquisa na costa de Vitória, realizado pelo Projeto Baleia Jubarte, no último dia 16, constatou a maior quantidade de grupos de baleias da temporada reprodutiva de 2022. De acordo com o coordenador do Projeto, Paulo Rodrigues, o resultado da excursão de monitoramento da distribuição e comportamento das jubartes indica a possibilidade de realização de cruzeiros turísticos de observação de baleias.

"Dez baleias foram monitoradas somente no trecho de mar em frente à Vitória, além da ocorrência de outros grupos no entorno e outras duas espécies de golfinhos", conta Paulo.

O turismo de observação de Baleias e Golfinhos, ou whale watching, que a cada ano vem ganhando força no Espírito Santo é praticado em mais de 100 países e territórios. "No ano de 2021, as operadoras de turismo levaram mais de 1.100 visitantes durante toda a temporada para visitarem as baleias. Esse ano realizamos em conjunto com o Instituto Amigos da Baleia Jubarte diversas atividades de capacitação, acompanhamento, parcerias e promoção, com os agentes de viagens que trabalham com o whale watching em Vitória e no Espírito Santo, com o objetivo de dobramos o público atendido. Essas ações irão servir de ferramenta para conseguirmos realizar um turismo de conservação, de forma sustentável", explicou Evandro Figueiredo, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória.

Para conferir as operadoras de turismo parceiras basta acessar a página do Projeto.

Leonardo Silveira
Espaço Baleia Jubarte

Conheça

Para quem deseja conhecer mais sobre as baleias e o trabalho de preservação da vida marinha desenvolvido pelo Projeto, é possível fazer uma visita ao Espaço Baleia Jubarte, localizado em Vitória.

A visita monitorada pode ser realizada de terça a domingo, das 9h às 17h. A visita guiada é gratuita para escolas públicas, devendo ser agendada previamente junto à administração do Projeto.

Onde fica: Praça do Papa, s/n - Enseada do Suá
Aberto: Terça a domingo, das 09h às 17h
Contato: (27) 9 8825 0440 | 3022 6691 ibj.vitoria@baleiajubarte.org.br
Ingresso: R$ 10

Sobre o Projeto Baleia Jubarte

Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das Baleias Jubarte e do ambiente marinho, no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil.

O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, localizadas na Bahia; e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de Jubartes do Atlântico Sul Ocidental. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em www.facebook.com/projetobaleiajubarte, www.instagram.com/projetobaleiajubarte e em www.baleiajubarte.org.br.


Voltar ao topo da página