Notícias

Teatro Sesc Glória recebe 1ª edição do "Conexão Cultural Centro" na terça (8)

Publicada em 04/10/2024, às 14h45

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Jansen Lube
Teatro Sesc Glória no Centro de Vitória.

A cidade de Vitória está prestes a vivenciar um marco cultural significativo com a 1ª edição do Conexão Cultural Centro, um projeto inovador promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em parceria com o Teatro Sesc Glória. O evento ocorrerá na próxima terça-feira (8), das 19 às 21 horas, na sede do teatro, localizada no Centro Histórico de Vitória,  e reunirá uma rica diversidade de expressões artísticas.

A ação visa promover a integração das diversas expressões artísticas por meio da união entre pontos de cultura da cidade. Além da parceria com o Sesc Glória, o projeto conta com a participação das instituições culturais, Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (Fafi), Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, Casa Porto das Artes Plásticas e Espaço Cultural Ubaldo Ramalhete Maia. Também haverá a presença especial do Circuito Cultural de São Pedro.

"O Conexão Cultural Centro tem como objetivo promover a transversalidade entre teatro, dança, música, artes plásticas e literatura, criando um espaço colaborativo onde essas expressões podem interagir e se enriquecer mutuamente. A parceria com o Teatro Sesc Glória destaca o compromisso em construir uma cultura mais inclusiva e acessível para toda a comunidade de Vitória", declarou a gerente do Conexão Cultural Centro, e diretora da Fafi, Fátima Rodrigues Burzlaff.

A previsão é que o projeto, a partir de 2025, ocorra mensalmente, no teatro, àss terceiras terças-feiras de março a junho e de agosto a novembro.

Confira a programação:

1.  Roda de Capoeira do MUCANE - Sob a orientação de Euder Soares da Costa, a apresentação celebrará a capoeira como uma expressão da cultura afro-brasileira, destacando sua importância histórica e cultural.

2. Samba de Roda - Também sob a direção do professor, Euder Soares da Costa, o Samba de Roda celebra as tradições afro descendentes, unindo ritmos vibrantes e movimentos que homenageiam as práticas culturais de comunidades.

3. Puxada de Rede - Euder Soares da Costa orienta esta apresentação que ilustra a tradição cultural afro-brasileira dos pescadores, misturando dança, teatro e música.

4. Cena Dália Negra - Na misteriosa e sedutora atmosfera do Dália Negra, um local onde a arte e a paixão se encontram, a personagem Dália brinca com os corações dos desavisados que atravessam seu caminho. Como uma dançarina de tango, ela envolve seus espectadores em um jogo de provocações e desejos, deixando uma marca profunda nas noites repletas de encanto e mistério.

A Cena é parte do Exercício Cênico II da turma 1, do Ano 2023 do Curso Técnico em Teatro da FAFI. Com a interpretação marcante dos estudantes Ariany Alexandrino e Gabriel Inocêncio, sob a direção atenta da instrutora Aidê Malanquini.

5. Desfile dos Bordados Livres - Jupiara Francisco Cruz Julio apresenta o trabalho artístico das mulheres do Circuito Cultural de São Pedro, destacando o bordado livre como forma de expressão e empoderamento.

6. Coreografia "Amigas de Clara" - Com orientação de Cyntia Severo, inspirada na obra "O Quebra-Nozes" de Tchaikovsky, a apresentação envolve jovens bailarinas em uma encantadora dança clássica, destacando a graciosidade e a técnica.

7. Coreografia "Perseverance" - também sob orientação de Cyntia Severo, a performance é uma celebração da persistência e da força interior, refletida nos movimentos das talentosas bailarinas: Aghata Vitória, Ana Júlia Balbino, Ana Luíza Falcão, Isabella Oliveira e Maria Alice de Lima. Juntas, elas convidam o público a mergulhar em uma jornada de superação e determinação, onde cada gesto coreográfico ecoa a essência da perseverança.

8. Coreografia "Mantis" - com uma combinação hipnotizante de ritmo e movimento, a turma 7 do Circuito Cultural de São Pedro, sob a orientação da coreógrafa Cyntia Severo, apresenta a cativante coreografia "Mantis", embalada pela vibrante composição de Nicola Cruz.

9. Cena Memórias Avessas e Dança do Tempo - com coordenação de Aidê Malanquini, duas figuras confrontam-se em um cenário de memórias, onde o tempo é explorado em uma dança poética, com a participação de Duda Serqueira, Fabíola Guimarães e Thaís Regina.

10. Violonistas do Circuito Cultural - Jorge Cardoso orienta uma apresentação que destaca a diversidade e técnica dos alunos com músicas icônicas do Brasil.

11. Coro Sênior da Fafi - sob a regência de Nara Camacho e o acompanhamento ao piano de Cleida Lourenço, o Coro Sênior da Fafi proporciona aos seus integrantes não apenas a prática do canto coral, mas também uma série de benefícios terapêuticos proporcionados pela música. No repertório, clássicos da música brasileira como "Quando a morena", de Gabriel Levy, "Maracangalha", de Dorival Caymmi e "Carimbó", com arranjo de Alexandre Zilahi. Esta última música contará com a participação do coro infantil da FAFI.

12. Coro Infantojuvenil da FAFI - Composto por crianças de 7 a 12 anos, que estão dando seus primeiros passos no universo do canto coral, sob a regência de Nara Camacho e o acompanhamento ao piano de Cleida Lourenço, o coro infantojuvenil da FAFI preparou um repertório diversificado que inclui: "Menina Me Dá Sua Mão", do folclore brasileiro, com arranjo de Drad e Lucy Green; "Família Addams", de Vic Mizzy, com arranjo de Regina Damiati; "Você Chegou", do filme Rio 2, composto por André Hosol e Renato Epstein, com arranjo de Nara Camacho; e o medley "Festa do Jobim", uma homenagem a Tom Jobim com arranjo de Marcos Caê.

Ao todo o evento reunirá 135 participantes, incluindo representantes de diversas instituições culturais.

"Este projeto é mais que uma celebração das artes; é uma oportunidade de reafirmar o papel da cultura na transformação social e no fortalecimento das identidades", finaliza Fátima.

Serviço
1ª Edição do Conexão Cultural Centro.
Quando: próxima terça-feira (8) das 19 às 21 horas.
Onde: Teatro Sesc Glória, Avenida Jerônimo Monteiro, 428 - Centro Histórico de Vitória.
Entrada franca e classificação indicativa livre.


Voltar ao topo da página