Notícias

Sextas-feiras de fevereiro com programação gratuita no Planetário de Vitória

Publicada em 08/02/2023, às 13h10 | Atualizada em 08/02/2023, às 13h14

Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui


  • Educação de qualidade
  • Parcerias e meios de implementação

Elizabeth Nader
Planetário da Ufes
O planeta Terra, a Via Láctea e o Universo terão programação especial nas sextas-feiras de fevereiro.

Em fevereiro... tem carnaval! E tem também sessões no Planetário de Vitória, às sextas-feiras, para se encantar e aprender sobre astronomia e tudo o que envolve o nosso planeta, a Via Láctea e o Universo. A programação é gratuita e não há necessidade de agendamento.

Nesta sexta-feira (10), às 18h, haverá a exibição de "Arqueoastronomia Maia". Em uma festa de cores e sons, o filme proporciona um tour por seis templos da civilização Maia: San Gervasio, Chichén Itzá, Uxmal, Edzná, Palenque e Bonampak, levando a um passeio pelo mundo maia de conhecimento sobre a importância das orientações de seus templos em relação ao movimento de alguns astros como o Sol, a Lua e Vênus.

A seguir, "Terra, o nosso planeta" propõe ao público reflexões sobre o dia e a noite, ensina a reconhecer o Sol como fonte de luz natural e fala sobre o respeito pela diversidade, diferentes culturas e modo de vida, além de alertar para a necessidade de cuidar do meio ambiente.

Encerrando a programação da noite, "Sistema Solar: visão do Universo" promove a compreensão da formação do sistema solar, suas características principais e seu fim, utilizando as diferentes fases da evolução estelar para promover um conhecimento abrangente do universo como um todo: começando com nebulosas e indo até os buracos negros.

O espaço atende 60 pessoas por sessão. A entrada é por ordem de chegada. Por determinação de uma portaria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para frequentar o Planetário é obrigatório o uso de máscara.

Além das sessões, na entrada do espaço está aberta ao público a exposição "Astronomia na arte rupestre em Minas Gerais", com fotografias de grafismos rupestres, com motivos astronômicos, registradas em sítios arqueológicos em Minas Gerais.

Explorando o céu

No dia 17 de fevereiro, mais três sessões estarão em exibição no Planetário. Às 18h, o público assistirá a "Fronteiras", uma jornada para descobrir que os limites do universo são indistintos. Às 18h30, "O Homem na Lua" explora um pouco mais os desafios que antecederam a chegada da humanidade ao satélite natural, a importância dele para o nosso planeta.

No último horário, às 19h30, tem "Sistema Solar: Universo de aventuras". A partir de imagens reais e animadas, o público poderá conhecer os principais astros que compõem o Sistema Solar, como o Sol, os planetas, os satélites naturais, asteroides e cometas.

Conhecimento

Na última sexta-feira do mês, dia 24, a programação começa com "Arqueoastronomia Mexica". Através de cenários imersivos impressionantes, o filme ilustra o importante papel desempenhado pela observação astronômica para a evolução das culturas pré-hispânicas no México.

Depois, "Da Terra ao Universo" leva o público a uma viagem através do tempo e do espaço que transmite, por meio de uma combinação impressionante de visões e sons, o Universo que nos é revelado pela ciência.

Encerrando a programação, às 19h tem palestra dentro do projeto Ciência no Planetário.

Programação do Planetário de Vitória

10 de fevereiro

  • 18h: Arqueoastronomia Maia (a partir de 15 anos)
  • 18h30: Terra, o nosso planeta (a partir de 3 anos)
  • 19h30: Sistema Solar: visão do Universo (a partir de 15 anos)
Elizabeth Nader
Planetário da Ufes
O sistema solar estará em exibição na próxima sexta-feira (17).

17 de fevereiro

  • 18h: Fronteiras (a partir de 15 anos)
  • 18h30: O Homem na Lua (a partir de 15 anos)
  • 19h30: Sistema Solar: Universo de aventuras (a partir de 8 anos)

24 de fevereiro

  • 18h: Arqueoastronomia Mexica (a partir de 15 anos)
  • 18h30: Da Terra ao Universo (a partir de 10 anos)
  • 19h: Projeto Ciência no Planetário

Onde fica: Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.

Entrada gratuita.


Voltar ao topo da página