Notícias

Setor de serviços lidera número de novas empresas abertas no Centro

Publicada em 21/01/2020, às 17h50 | Atualizada em 21/01/2020, às 20h33

Por Patrícia Arruda, com edição de Josué de Oliveira


  • Trabalho decente e crescimento econômico

Diego Alves
Centro de Vitória
O Centro é o terceiro bairro de Vitória que mais atraiu empresas em 2019

A região do Centro de Vitória foi uma das que mais cresceram em número de empreendimentos no ano de 2019, com 384 novas empresas abertas. Dessas, cerca de 64,9% são voltadas para atividades de serviços, como serviços de saúde e de tecnologia da informação. O comércio ficou em segundo lugar com 14,2% das novas empresas.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling, o resultado é fruto de um trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos na região, que vão desde segurança, revitalização de espaços públicos e incentivos fiscais até o fomento de atividades culturais, artísticas, de entretenimento e lazer.

“As ações de revitalização implementadas pela administração têm contribuído para que os empreendedores voltem a apostar mais no Centro de Vitória. Segundo dados de 2019, o crescimento foi de 10,3% na comparação com 2018, sendo o terceiro bairro com o maior número de empresas abertas. Ficou atrás atrás somente de Jardim Camburi e Enseada do Suá, ambos empatados com 434 cada”, disse.

Segundo, Krohling, o perfil das empresas mostra que o Centro de Vitória está se reinventando. "Estamos saindo daquele movimento do Centro tradicional, com comércio comum de rua, e a partir de incentivos fiscais da Prefeitura e outras ações implementadas na região, retomando para um novo Centro, agora com empreendimentos voltados para as áreas de serviços e inovação”, explica.

Outras ações como a implementação do estacionamento rotativo e da base 24 horas da Guarda Municipal na avenida General Osório, além do anúncio da migração de diversas secretarias do Governo do Estado para o Centro, são propulsores para que a região continue atraindo novos empreendimentos para a região, como destaca Krohling.

“A expectativa é que continuemos com esse exponencial de crescimento no Centro, com aumento de 10% de novas empresas este ano. Estamos trabalhando para a reforma do Mercado da Capixaba, que funcionará como polo gastronômico e cultural e servirá de indutor do comércio de todo entorno. Isso vai contribuir para movimentar ainda mais a região, que já vai receber centenas de trabalhadores das secretarias que passarão a funcionar no Centro da capital. Deste modo, vamos recuperar a atratividade da região como local para se viver e investir”, adianta.


Voltar ao topo da página