No mês de conscientização sobre a valorização da vida, as Unidades de Saúde da Grande Vitória, Conquista e Nova Palestina promoveram, na manhã desta terça-feira (30), caminhadas em favor do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e ao cuidado com a saúde mental.
O objetivo das ações, além de reunir pacientes e a equipe da saúde, é trazer mensagens de reflexão sobre o valor da vida e a importância do apoio para enfrentar desafios emocionais.
Na região da Grande Vitória, o percurso incluiu ruas dos bairros Estrelinha e Inhanguetá, encerrando-se na Rodovia Serafim Derenzi. Durante a caminhada, moradores e comerciantes receberam panfletos sobre a campanha e sobre os trabalhos desenvolvidos pelos grupos "Movimento da Alegria", "Perdendo a Linha", "Cuide-se bem" e "Grupo de apoio ao tabagista" da Unidade de Saúde da Grande Vitória.
O grande destaque ficou por conta do mascote da ação: um coração amarelo que distribuiu abraços por todo o trajeto. A atividade foi organizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pela Equipe Multiprofissional da Atenção Primária (Emulti), reunindo aproximadamente 40 participantes, entre pacientes e colaboradores.
"Essa iniciativa é de extrema importância para que os pacientes se sintam acolhidos e saibam que não estão sozinhos. Por meio dos grupos de saúde mental, os profissionais da saúde conseguem integrar os pacientes à unidade, proporcionando um atendimento humanizado e um ambiente onde eles se sintam verdadeiramente abraçados e apoiados", destaca o diretor da UBS de Grande Vitória, Jonacy Martins.
Já em Conquista e Nova Palestina, a 'Caminhada Corpo e Mente', como foi chamada, iniciou em frente a Unidade de Saúde do bairro e seguiu até a Ilha das Caieiras, passando pela Nova Orla de São Pedro. Aproximadamente 30 pessoas participaram do percurso, incluindo pacientes e profissionais da saúde.
Durante a ação, foi entregue lápis e pequenos envelopes com chás, neles continham mensagens de acolhimento e formas de como pedir ajuda. A ação começou por volta das 7h da manhã em frente a UBS.
Segundo a diretora da UBS de Conquista e Nova Palestina, Lauanna Christina, o Mês de Setembro é mais do que fundamental para ampliar o debate sobre saúde mental. "É essencial para a conscientização sobre saúde mental, porque visa quebrar o silêncio e o tabu em torno do suicídio, promovendo o diálogo aberto, incentivando a busca e oferta de ajuda."
Foto Divulgação
Caminhada do Setembro Amarelo.
Foto Divulgação
Caminhada do Setembro Amarelo na Nova Orla de São Pedro.