Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Setembro Amarelo: unidades de saúde de Vitória realizam caminhadas em alusão à data

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Unidades de Saúde realizam caminhadas pela campanha Setembro Amarelo
Caminhada do Setembro Amarelo.
Foto Divulgação
Unidades de Saúde realizam caminhadas pela campanha Setembro Amarelo
Caminhada do Setembro Amarelo.

No mês de conscientização sobre a valorização da vida, as Unidades de Saúde da Grande Vitória, Conquista e Nova Palestina promoveram, na manhã desta terça-feira (30), caminhadas em favor do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e ao cuidado com a saúde mental.

O objetivo das ações, além de reunir pacientes e a equipe da saúde, é trazer mensagens de reflexão sobre o valor da vida e a importância do apoio para enfrentar desafios emocionais.

Na região da Grande Vitória, o percurso incluiu ruas dos bairros Estrelinha e Inhanguetá, encerrando-se na Rodovia Serafim Derenzi. Durante a caminhada, moradores e comerciantes receberam panfletos sobre a campanha e sobre os trabalhos desenvolvidos pelos grupos "Movimento da Alegria", "Perdendo a Linha", "Cuide-se bem" e "Grupo de apoio ao tabagista" da Unidade de Saúde da Grande Vitória.

O grande destaque ficou por conta do mascote da ação: um coração amarelo que distribuiu abraços por todo o trajeto. A atividade foi organizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pela Equipe Multiprofissional da Atenção Primária (Emulti), reunindo aproximadamente 40 participantes, entre pacientes e colaboradores.

"Essa iniciativa é de extrema importância para que os pacientes se sintam acolhidos e saibam que não estão sozinhos. Por meio dos grupos de saúde mental, os profissionais da saúde conseguem integrar os pacientes à unidade, proporcionando um atendimento humanizado e um ambiente onde eles se sintam verdadeiramente abraçados e apoiados", destaca o diretor da UBS de Grande Vitória, Jonacy Martins.

Já em Conquista e Nova Palestina, a 'Caminhada Corpo e Mente', como foi chamada, iniciou em frente a Unidade de Saúde do bairro e seguiu até a Ilha das Caieiras, passando pela Nova Orla de São Pedro. Aproximadamente 30 pessoas participaram do percurso, incluindo pacientes e profissionais da saúde.

Durante a ação, foi entregue lápis e pequenos envelopes com chás, neles continham mensagens de acolhimento e formas de como pedir ajuda. A ação começou por volta das 7h da manhã em frente a UBS.

Segundo a diretora da UBS de Conquista e Nova Palestina, Lauanna Christina, o Mês de Setembro é mais do que fundamental para ampliar o debate sobre saúde mental. "É essencial para a conscientização sobre saúde mental, porque visa quebrar o silêncio e o tabu em torno do suicídio, promovendo o diálogo aberto, incentivando a busca e oferta de ajuda."

Foto Divulgação
Unidades de Saúde realizam caminhadas pela campanha Setembro Amarelo
Caminhada do Setembro Amarelo.
Foto Divulgação
Unidades de Saúde realizam caminhadas pela campanha Setembro Amarelo
Caminhada do Setembro Amarelo na Nova Orla de São Pedro.