Notícias

Servidor, tire suas dúvidas sobre o novo Correio Eletrônico

Publicada em 18/07/2022, às 17h45 | Atualizada em 18/07/2022, às 17h50

Por SEGOV/SUB-COM, com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Card plataforma Office 365

A Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Semfa/Sub-TI) informa que a implantação da solução de Correio Eletrônico foi realizada e que alguns ajustes estão sendo feitos.

Para te ajudar a obter as vantagens do novo sistema, reunimos as dúvidas mais frequentes nas ligações feitas para os telefones do Service Desk da Prefeitura de Vitória e, é claro, trouxemos as respostas.

1- Qual link para acessar a minha conta de e-mail no Office 365?

Resposta: o link oficial para acessar seus e-mails e demais aplicativos do Office 365 da PMV é o  https://outlook.office.com/  ou https://office.com. Se optar, você poderá também usar o link outloook.com, que vai direto para sua caixa de e-mails.

2- Qual é a minha senha de e-mail?

Resposta:  a senha a ser usada para acesso à nova plataforma de e-mail é a mesma usada na rede PMV (senha usada para acesso/login nos computadores).

O login para acesso ao Office é o login de rede, seguido de @vitoria.es.gov.br. Exemplo: se o seu login de rede for "alsilva", então o seu login para acesso ao Office é alsilva@vitoria.es.gov.br.

3- Vou conseguir acessar o e-mail fora do ambiente da PMV?

Resposta: sim, o acesso pela internet se faz por qualquer navegador web. O link para acesso encontra-se disponível no Portal de Serviços, no endereço   https://portalservicos.vitoria.es.gov.br/Servidor/Default.aspx, clicando na aba "Servidor", ou de forma direta, pelos links https://office.vitoria.es.gov.br/ ou office.com

4- Tenho permissão no Office 365, mas a senha está inválida. Como devo proceder?

Resposta: lembre-se de usar a mesma senha de acesso à rede de dados da PMV para o Office 365. Caso tenha esquecido a senha de rede, entre em contato com o Service Desk.
Casos específicos serão tratados por meio de chamados ao Service Desk, pelos telefones 0800-640 4050 ou 3022-4050 ou pelo e-mail helpdesk@vitoria.es.gov.br.

5- As contas de e-mail com o nome do setor (tipo serviço) foram migradas para o Office 365?

Resposta: de forma automática não. No mês de maio foi enviado Ofício Circular (N° 2693/22) para todas as Secretarias Executivas, solicitando informações sobre contas de serviços de correio eletrônico. Para as secretarias que atenderam o ofício circular, foram criadas as contas de serviços solicitadas. Após a data da implantação, a solicitação para criação de novas contas de serviços poderá ser feita somente pelo Portal TI, no endereço https://portalti.pmv.local/. 

6- Como fazer para solicitar uma conta de e-mail do tipo serviço?

Resposta: via link disponível no Portal TI: https://portalti.pmv.local/.  

7- Qual o prazo para nova conta do Office 365 ser criada? 

Resposta: as contas dos servidores já foram criadas e novas demandas, como contas de serviços, deverão ser solicitadas pelo https://portalti.pmv.local/
Não foram criadas contas para contratos temporários, prestadores de serviços e estagiários.
Para os casos em que se faça necessário, a solicitação para criação de dessas contas deverá ser também pelo https://portalti.pmv.local/.

8- Todas as pessoas que tinham e-mail do Correio Expresso e possuem login de rede tem direito a uma conta do Office 365?

Resposta:  tem direito às contas para o Office 365 todos os servidores ativos da Prefeitura de Vitória.

Estas contas  foram criadas automaticamente.

9- Perdi o acesso a todos os meus e-mails do Expresso?

Resposta: não. Os e-mails na plataforma do expresso ficarão disponíveis por 90 dias a partir do dia 11 de julho. Você pode salvar seus e-mails localmente em sua máquina usando o Thunderbird,  dentro deste prazo.  Para ajuda no procedimento de backup via Thunderbird, faça contato com o Service Desk.

10- Quanto tempo vou ter acesso ao e-mail no Expresso?

Resposta: por até 90 dias, contados a partir do dia 11 de julho.

11- É possível enviar e receber e-mail no Correio Expresso?

Resposta: não mais.

12- Qual o prazo para solicitar a configuração do arquivamento dos e-mails do expresso no Thunderbird?

Resposta: a partir do dia 11 de julho, você tem até 90 dias para efetuar o procedimento.

13- Servidores terceirizados que tinham conta no e-mail no Expresso tem direito a conta do Office 365? 

Resposta: de modo geral não, mas demandas especiais devem ser analisadas e tratadas individualmente.

Se a resposta for sim, o PortalTi  disponibiliza formulário para esse fim. No entanto, é preciso informar a matrícula do servidor.

Se a resposta for não, não haverá essa possibilidade de continuar a receber e enviar e-mail da PMV?.

14- Poderei configurar a conta de e-mail no cliente de e-mail (Thunderbird, Outlook)?

Resposta: sim. É possível configurar tanto no Outlook, quanto no Thunderbird.
Será disponibilizado em breve um roteiro para este fim.

Fique atento ás orientações enviadas anteriormente por e-mail. Essas orientações também encontram-se disponíveis para consulta no Portal TI, no endereço https://portalti.pmv.local/.

Em caso de dúvidas, acione o suporte disponível via Service Desk da PMV, pelos telefones 0800-640 4050 e 3022-4050, ou os disseminadores, caso você esteja lotado na Semob, Semus ou Semsu.  Esses servidores estão em treinamento para auxiliar no suporte aos colegas das secretarias em que estão lotados, como exemplo, Gustavo dos Santos Oliveira (Semob), Higino Mendes de Oliveira (Semus) e Sedrik Quirino de Andrade (Semsu). 


Voltar ao topo da página