Notícias

Semmam faz palestra para servidores do Dnit sobre resíduos sólidos

Publicada em 06/09/2019, às 16h00 | Atualizada em 06/09/2019, às 17h21

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Palestra para servidores da DNIT
Palestra da educadora ambiental da Semmam para servidores da DNIT sobre resíduos sólidos
Servidores receberam orientações e ensinamentos sobre descarte adequado de resíduos sólidos

Cerca de 40 servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) receberam esta semana uma palestra sobre resíduos sólidos, ministrada pela equipe de educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), dentro do projeto "Vitória Cidade Limpa".

A atividade tratou da separação e do descarte adequados de resíduos secos e úmidos para o trabalho de coleta seletiva no local. 

Segundo a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, os servidores também participaram de uma roda de conversa com um membro da Associação dos Catadores de Materiais Reciclaveis de Vitória  (Ascamare), na qual tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a atividade desses profissionais e entender o caminho que os resíduos percorrem quando saem das nossas casas ou do trabalho.

"Esse trabalho processual em parceria com o Dnit tem o objetivo de melhorar as atitudes em relação ao descarte de resíduos, melhorando a relação com o meio ambiente e possibilitando uma melhor qualidade de vida", disse Juliana.

Parceria 

Essa atividade é uma iniciativa da Semmam, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) da Revis da Mata Paludosa (antigo Parque da Fazendinha).

A educadora ambiental Osnéia Peccoli reforça que esse tipo de atividade faz parte do cardápio de aprendizagem do projeto Vitória Cidade Limpa. "Será o início de um processo contínuo e educativo que possibilite aos funcionários mudanças de valores, hábitos e atitudes cotidianas para que, dessa forma, possam colocar em prática o Plano de Logística Sustentável da instituição", contou.

Outras atividades serão desenvolvidas pela equipe do CEA da Mata Paludosa. Em novembro, esses funcionários terão uma palestra informativa e prática sobre como confeccionar uma composteira doméstica e composto orgânico, de forma que possam reduzir ainda mais a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário.

Multiplicadores

Para o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, esse tipo de parceria e iniciativa mostra que o projeto Vitória Cidade Limpa vem alcançando o objetivo de informar e formar cada vez mais indivíduos para que possam se tornar multiplicadores e protagonistas no processo de acondicionamento, segregação e descarte adequados dos resíduos.

"O projeto alcança, hoje, diversos segmentos da sociedade, como estudantes da rede municipal e privada, comunidade, grupos organizados, condomínios e órgãos públicos", informou o secretário.


Voltar ao topo da página