Notícias

Seminário vai debater hortas comunitárias e produção de orgânicos

Publicada em 12/06/2019, às 16h11

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Visita a horta comunitaria
Hortas urbanas trazem benefícios para a saúde da população

Debater a importância das hortas comunitárias e das plantações de orgânicos para a saúde da população da cidade e do campo. Esse é o intuito do IV Seminário Municipal Sobre Alimentos Orgânicos e Hortas Urbanas Comunitárias de Vitória, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nesta quinta-feira (13), no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde de Vitória (Etsus-Vitória).

Na parte da manhã, haverá duas oficinas: "Conhecendo uma Horta Urbana Comunitária em Vitória", no Parque Manolo Cabral (Chácara Paraíso), em Barro Vermelho - único evento fora da Etsus - e "Conhecendo e Tratando as Doenças das Plantas com Métodos Naturais".

À tarde, os trabalhos começam com o painel "Políticas Públicas e Pesquisas: Cultivo Orgânico x Uso de Agrotóxicos". Em seguida, debate sobre "Hortas Urbanas Comunitárias Enquanto Política Pública em Vitória: Avanços e Desafios".

A médica homeopata e organizadora do evento, Henriqueta Tereza do Sacramento, explica que esse tema tem ganhado cada vez mais importância na sociedade, uma vez que é crescente o número de pessoas que buscam alimentos mais saudáveis e mais qualidade de vida.

"Estamos trabalhando para tornar Vitória uma cidade mais saudável, e isso passa pela alimentação. Nesse seminário, vamos estimular a comunidade para que ela conheça a metodologia que o município utiliza para implantar essas hortas, além de dialogar sobre autocuidado, alimentação e ambiente saudável", aponta.

Benefícios

Benefícios que as hortas urbanas comunitárias trazem para as pessoas:

  • auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, obesidade, diabetes, além de gripes, resfriados e outras viroses oportunistas da baixa imunidade;
  • estimulam a atividade física;
  • funcionam como terapia para pessoas com depressão ou fobias,;
  • ensinam as famílias a refletir sobre o autocuidado com a saúde e com a alimentação saudável,
  • desenvolvem a consciência ecológica nas comunidades ao estimular as discussões sobre os riscos dos agrotóxicos não apenas para a saúde humana, mas também para todo o planeta e sua biodiversidade.

Solicitação de hortas urbanas

Qualquer cidadão pode solicitar uma horta para sua comunidade. O munícipe pode entrar em contato direto com a equipe responsável por meio do e-mail promocaodasaude@vitoria.es.gov.br ou protocolar o pedido na Prefeitura de Vitória.

Se a pessoa já tiver um terreno em mente, pode citá-lo para que a equipe técnica analise a viabilidade de o local receber uma horta urbana comunitária.


Voltar ao topo da página